Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Andradas / MG

Você está aqui: Home / Colunistas / Engenharia, Agronomia e Arquitetura / Arquiteto e Homem: Unidade de Vida

ASSEA



Profissão:
Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos
banner Colunista

Outros Colunistas

banner Colunista banner Colunista banner Colunista
Atualizado


Arquiteto e Homem: Unidade de Vida

Conhecida mundialmente, a Basílica da Sagrada Família é o monumento mais visitado na Espanha, chegando a receber até 10 mil pessoas por dia.


Mais discreta, porém de magnanimidade comparável ao seu legado Artísitico, foi a vida do arquiteto responsável pelo templo católico e por outras tantas obras de arte. Nascido em um município da Catalunha, em 1852, foi em meio ao ambiente familiar que Gaudí pôde perceber sua vocação profissional.


O mestre catalão, considerado um dos maiores arquitetos da História, fez também de sua vida uma verdadeira obra de arte, justificando a abertura do seu processo de beatificação.


De profunda convicção católica, Gaudí ia à missa todos os dias buscava a simplicidade e pobreza evangélica, evitando o status e as conveniências que sua posição poderia lhe garantir.


Por mais de uma vez, manifestou o desejo de morrer pobre, em um hospital de beneficência cristã, acolhido somente pelo amor de Deus. Desejo esse que, em 1926, cumpriu-se plenamente: após seu momento diário de oração na Igreja São Filipe Néri, regressando para o trabalho na Sagrada Família, foi atropelado por um bonde.


Aqueles que o encontraram não o reconheceram e trataram de levá-lo ao Hospital da Santa Cruz, destino dos indigentes.
Aos cuidados das freiras, o arquiteto proferiu suas últimas palavras: "Amém, Deus meu! Deus meu!".


Com uma vida marcada pela virtudes cristãs, Gaudí é lembrado pelo caráter, pela laboriosidade e pelo cuidado que teve com seus colegas de trabalho e colaboradores, com os quais manteve fiéis amizades.


Por 43 anos esteve à frente da construção da Basílica da Sagrada Família. Convenceu-se de que, sem sacrifício, era impossível progredir em uma grande obra, decidindo viver uma vida austeríssima de oração, penitência e desprendimento dos bens materiais.


Assim, tornou-se quase mendigo, pedindo esmolas às pessoas nas ruas de Barcelona para concluir a construção da Basílica.


Processo de Beatificação


O processo de beatificação de Gaudí foi aberto no ano 2000 pela Associação Pró-Beatificação de Antoni Gaudí (http://gaudibeaticatio.com). Agora, consultores teológicos e históricos do congresso ordinário de cardeias e bispos da Congregação para as Causas dos Santos devem estudar a vida de Gaudí, avaliando suas virtudes e sua fama de santidade. Se concordarem sobre o exercício heroico das virtudes do Servo de Deus, o prefeito da Congregação romana deve apresentar ao Santo Padre o respectivo decreto e autorizar a sua publicação. A partir desse momento, Antoni Gaudí poderá ser chamado de "venerável".


O arquiteto José Manuel Almuzara, presidente da Associação Pró-Beatificação Antoni Gaudí, comentou: "Creio que Gaudí tem uma dimensão humana e religiosa, projetando-as em sua obra... sua produção artística teria sido muito diferente sem a componente religiosa e espiritual. Podemos afirmar que Gaudí viveu, pensou e trabalhou unindo o divino e o humano, a fé e a arquitetura".


Em 7 de dezembro de 2010, na celebração da consagração do templo expiatório da Sagrada Família, o Papa Bento XVI comentou que Gaudí "fez algo que é uma das tarefas mais importantes hoje: superar o hiato entre consciência humana e conciência cristã, entre beleza das coisas e Deus como beleza. Isso realizou Antonio Gaudí, não com palavras, mas com pedras, traços, planos e vértices. E é a beleza a grande necessidade do homem; é a raiz pela qual brota o tronco da nossa paz e os frutos da nossa esperança. A beleza é também reveladora de Deus, porque, como Ele, a obra bela é pura gratuidade, convida à liberdade e arranca do egoísmo".



Fonte: Semanário da Arquidiocese de São Paulo - Por Vitor Alves Loscalzo

Deixe seu comentário

Você está em Andradas / MG
Portal Andradas
Unidade Andradas, MG


RR Serviços de Informação na Internet Ltda. - ME - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®