Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Andradas / MG

Você está aqui: Home / Colunistas / Engenharia, Agronomia e Arquitetura / A história da energia solar fotovoltaica

ASSEA



Profissão:
Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos
banner Colunista

Outros Colunistas

banner Colunista banner Colunista banner Colunista
Atualizado


A história da energia solar fotovoltaica

Em 1905, ano em que Albert Einstein lançou cinco artigos, três dos quais revolucionaram a física, encontra-se sua abordagem ao efeito fotoelétrico, estudos que deram a base do desenvolvimento teórico do efeito fotoelétrico. Apesar de controversas na época, suas descobertas nesse campo lhe renderam um prêmio Nobel em 1921.


A primeira célula fotovoltaica capaz de produzir energia suficiente para abastecer equipamentos elétricos foi desenvolvida na década de 50 por integrantes da Bell Labs (empresa fundada por Alexander Graham Bell, inventor do telefone), quando três de seus cientistas tentavam explorar fontes alternativas de energia autônoma para solucionar problemas com sistemas telefônicos da Bell Labs. Tendo apenas dois anos depois, em 1956, o início da produção industrial para aplicação nas áreas de Telecom e em locais remotos.


Em paralelo, nas décadas de 50 e 60, com a acirrada corrida espacial, era necessária uma fonte de energia renovável, que pudesse funcionar por um longo tempo, e que não necessitasse de manutenção. Foi então que, em 1958, a NASA aplicou a utilização de painéis solares, enviando o Vanguard I, satélite que usava pequenos painéis solares como back-up para alimentar seus equipamentos.


A necessidade de energia para o desenvolvimento da indústria espacial impulsionou as pesquisas do setor solar fotovoltaico, utilizando o que de mais avançado havia em painéis solares nos primeiros satélites.


Já na década de 70, mais precisamente em 1973, com a crise energética, renovaram-se os interesses na aplicação terrestre. A partir disso, houve um súbito investimento em programas de investigação para reduzir os custos de produção das células solares e foram desenvolvidas células fotovoltaicas bem mais baratas (de 80 $/Wp para 12 $/Wp em menos de uma década) e os painéis começaram a ser utilizados em instalações off-grid.


A partir da década de 80, a crescente conscientização da ameaça das alterações climáticas devido à queima de combustíveis fosseis e também um maior investimento em programas de financiamento marcaram a evolução da energia solar fotovoltaica. A exemplo disso, houve a instalação da primeira central solar de grande envergadura (1 MWp) na Califórnia e invadindo a década de 90, programas como o  “telhados solares”, na Alemanha, promovendo e incentivando o uso solar em telhados e dando um importante exemplo a ser seguido pelo restante do mundo.


Em consequência de todo esse percurso, os poderes políticos compreenderam que um verdadeiro mercado fotovoltaico vai além da evolução tecnológica ou da eficiência das células, iniciativas de estimulo resultaram no crescimento exponencial no mercado de eletricidade solar, que cresceu 198 vezes nos últimos 16 anos.


Colunista: Engenheiro Eletricista Lucas Barros Pontes



Fonte: http://nordensolar.com.br/a-historia-da-energia-solar-fotovoltaica/ acesso em 19/07/2017 - Autor : André Justos Stivan

Deixe seu comentário

Você está em Andradas / MG
Portal Andradas
Unidade Andradas, MG


RR Serviços de Informação na Internet Ltda. - ME - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®