Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Andradas / MG

Você está aqui: Home / Colunistas / Esporte e Saúde / Treinamento de força para a 3ª idade

Priscila Valiarini



Profissão:
Profissional de Educação Física
banner Colunista

Outros Colunistas

banner Colunista banner Colunista banner Colunista
Atualizado


Treinamento de força para a 3ª idade

Sabe-se que o treinamento de força têm sido preconizado em academias do mundo inteiro, no entanto poucas pessoas sabem que para se realizar este tipo de exercício não é necessário ser muito forte ou ter um bom condicionamento físico e sim buscar boa saúde e qualidade de vida.


Talvez você esteja com o peso acima do padrão e pense que o treinamento de força irá prejudicar o seu emagrecimento, pois saiba que esta afirmação não é verdadeira, pois pesquisas apontam que os exercícios com pesos resultam no aumento da musculatura e na diminuição da gordura corporal.


Outro fator que também impede as pessoas de começarem a se exercitarem, é o fator "idade". É evidente que com o passar dos anos a perda muscular seja responsável por um dos maiores problemas entre idosos de 60 a 80 anos, devido a queda do metabolismo e a perda de massa magra e isso faz com que o idoso pense que não está apto para desenvolver o treinamento de força. Mas pelo contrário do que dizem por ai, é possível sim começar um programa de treinamento em uma idade mais avançada, promovendo recuperação da mobilidade muscular, melhoras significativas na glicemia e redução da pressão arterial.


Para um bom programa de treinamento é necessário que as cargas sejam adaptadas e controladas de acordo com a necessidade do indivíduo, portanto um bom profissional de Educação Física deve estar sempre atento ao modo de execução do aluno durante o exercício. Quanto a saúde do indivíduo, deve ser estudada minuciosamente pelo profissional que irá orientá-lo, de tal forma que o mesmo obtenha em mãos a anamnese e o atestado médico do idoso. Não existe grandes riscos, quando se preza a segurança e o conforto do aluno, pois exercícios resistidos são mais eficazes do que uma simples caminhada, que muitas vezes pode causar dores e impactos nas articulações.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, recomenda-se realizar o treinamento de força em uma frequência semanal entre dois ou três dias por semana de forma alternada, ex: segunda, quarta e sexta. Não é aconselhável iniciar um programa de treinamento, sem que haja uma preparação da musculatura em questão, ou melhor um aquecimento antes de começar o exercício. A princípio será realizado uma série para cada exercício, o que seria o mínimo necessário para a melhora da força e do desenvolvimento muscular, em seguida, à medida que se avança no treinamento, pode-se aumentar gradativamente uma segunda ou terceira série para promover maior estímulo motor e muscular. A zona de treinamento pode ser trabalhada em torno de 75% da carga máxima, o suficiente para se erguer uma carga entre 8 a 12 repetições por série.


É importante ressaltar também que a respiração é de fundamental importância, já que é preciso inspirar no ato da contração e expirar no ato do relaxamento muscular. E para finalizar um breve alongamento deve ser orientado ao aluno, para que o mesmo possa ter suas fibras e fáscias musculares alongadas e um possível resfriamento gradual da musculatura.


Conclusão


A partir destas informações aqui destacadas, podemos concluir que o treinamento com pesos é considerado o mais eficaz para a 3ª idade, principalmente no que se refere a prevenção de doenças e a melhora na qualidade de vida dos idosos.


Autora: PRISCILA VALIARINI


Para maiores informações, a Academia America Gym fica localizada na Rua João Miranda da Silva, nº 66 - Centro, telefone (35) 3731-2416.



Fonte: Livro: Treinamento de Força para a 3ª idade e Monografia: Exercícios Resistidos para Todos os Fins

Deixe seu comentário

Você está em Andradas / MG
Portal Andradas
Unidade Andradas, MG


RR Serviços de Informação na Internet Ltda. - ME - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®