Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Andradas / MG

Você está aqui: Home / Notícias / Alfândega Bar é o grande vencedor do Festival Buteko Nota 10 em 2016


banner Index banner Index banner Index banner Index banner Index
Atualizado


Alfândega Bar é o grande vencedor do Festival Buteko Nota 10 em 2016

Disputa envolveu 14 estabelecimentos. Bar da Preta ficou em segundo lugar e Bar da Tia Rô em terceiro.
Flávio Carvalho subiu ao coreto para receber o prêmio (Foto: Portal da Cidade Andradas | Luan Teixeira)

Aconteceu neste sábado (10) a revelação dos nomes dos vencedores da quarta edição do Festival Gastronômico Buteko Nota 10. O evento foi realizado na Praça Dr. Edmundo Ventureli, bairro Alto Alegre, no largo da igreja de São Benedito. 

Uma boa estrutura foi montada para receber o público durante a premiação. Foram disponibilizadas dezenas de meses e cadeiras, bem como banheiros químicos. A barraca montada pela APAE oferecia cerveja gelada e outros tipos de bebidas, além de porções variadas. Aliás, a entidade recebeu cheque no valor de R$ 1.800,00 por parte dos organizadores, além da renda conquistada com o bar. “Para a APAE é muito importante participar de um evento como este, nossos gastos são grandes e o pessoal veio, apoiou e participou, está bem animada a noite”, disse a voluntária da entidade Sueli Dias.

No coreto se apresentaram a dupla David e Gilmar e o cantor Michel Falcão, ambos trazendo o melhor da música popular brasileira, música raiz e composições próprias.

Neste clima brasileiríssimo os participantes do Festival aguardavam pela divulgação dos nomes dos vencedores. Thiago Gomes, representando a Cantina Baiana, demonstrava ansiedade. “A galera nossa está toda aí, com foco no primeiro lugar. A competição é legal, mas o melhor mesmo é participar. A gente quer ganhar, mas todos os pratos são merecedores”, afirmou. A comerciante Roseli Buzato, a “Tia Rô”, também aguardava com expectativa o resultado. “É a primeira vez que participo, a expectativa é grande, quem que não fica ansioso para saber o lugar que chegou?” perguntava.

Antes da divulgação dos nomes dos vencedores houve distribuição de prêmios e homenagens. O técnico em eletrônica José Contin ganhou o “Passaporte Buteko Nota 10” que dá direito a saborear cada uma das 14 porções concorrentes. Com relação às homenagens, foram duas: primeiro, a comerciante “Maria Preta”, que tem histórico relacionado à cultura butekeira andradense, foi lembrada pelo conjunto da obra de seu trabalho. “Estou muito emocionada, não esperava”, declarou cercada de familiares e amigos assim que desceu do coreto, onde recebeu a homenagem. Outro a ser lembrado foi o empresário Waldomiro dos Santos, que recebeu o prêmio “butekeiro do ano”. “Eu não vou fazer de rogado, porque eu mereço esta homenagem, a coisa que eu mais gosto é de buteko e de samba. Dedico esta homenagem a minha família e amigos”, exultou Waldomiro com alegria contagiante.

Finalmente chega a hora da divulgação dos nomes dos vencedores. Grande expectativa! As torcidas, nas mesas, gritam pelos nomes preferidos. No total, são mais de 7.500 votos válidos que colocam o “Bar da Tia Rô” em terceiro lugar. “Foi uma surpresa pra mim, com certeza o evento agregou novos clientes ao bar, as pessoas foram lá e viram que o ambiente é gostoso e familiar, não tenho do que reclamar”, analisou Tia Rô que, de quebra, também recebeu o prêmio de “melhor prato”. “Oferecemos aos clientes o ‘mini-mignon’, prato que leva filé mignon com parmesão e banana. Uma delícia, as pessoas comiam, iam embora e depois voltavam para comer novamente”, conta a comerciante.

Um ponto-chave a ser realçado é justamente este: o vencedor do Festival não necessariamente vence no quesito “melhor prato”. “O ganhador vence na média dos quesitos votados. Isso precisa ficar claro: o melhor petisco escolhido pelos butekeiros foi o oferecida pelo ‘Bar da Tia Rô’, embora ela tenha ficado na terceira colocação no geral, ou seja, ela não venceu como melhor buteko”, explicou Enrico Delavia Rosa, um dos quatro membros do Grupo “Amigos Boêmios de Andradas”, que organiza o Festival.

Na segunda colocação ficou o “Bar da Preta”, o único participante localizado na zona rural. Com o prêmio, o estabelecimento, que tem pouco menos de dois anos de existência, demonstra ter chegado ao município para ficar. “O que a gente ganha mesmo é a satisfação dos clientes, de estar agradando a todos, este é o prêmio”, declarou a comerciante Luciene Vilas Boas, a “Preta”, que também venceu no quesito “cerveja mais gelada” e que ofereceu aos clientes o “Trem Mineiro”, prato que leva carne de lata conservada na banha com abacaxi, mandioca, queijo e melado.

E na primeira colocação terminou o “Alfandega Bar”, que recebeu as maiores notas na média geral, vencendo como “melhor atendimento” e “melhor higiene”. Junto com sua família, o proprietário Flávio Carvalho subiu ao coreto para receber o prêmio. “É bem gostoso, este ano foi fantástica a participação da população no evento, a gente ficou muito satisfeito com o desenrolar de tudo, é uma satisfação muito grande estar aqui hoje”, disse Flávio. Ainda de acordo com ele os clientes receberam muito bem o prato oferecido pelo Alfandega, que foi bolinho de costela a parmegiana com molho artesanal.

Pelo quarto ano consecutivo o Festival Gastronômico Buteko Nota 10 cumpriu o objetivo de divulgar e fortalecer a cultura eno-gastronômica andradense. Por isso os organizadores fazem análise mais do que positiva sobre o evento, realizado entre 04 de agosto e 04 de setembro. “De novo houve grande comparecimento da população. Um sucesso. Estamos felizes com a adesão popular, este é o objetivo do Festival: tirar as pessoas de casa, as famílias e os amigos, e butekar”, avaliou Guilherme Teixeira, do grupo “Amigos Boêmios de Andradas”.

A equipe do Portal da Cidade Andradas parabeniza os bares e a comissão organizadora pelo sucesso do evento.

Confira as fotos do evento aqui: http://goo.gl/D5LHVp



Fonte: Portal da Cidade Andradas | Por repórter Sandro de Pontes

Deixe seu comentário

Você está em Andradas / MG
Portal Andradas
Unidade Andradas, MG


RR Serviços de Informação na Internet Ltda. - ME - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®