Portal da Cidade Andradas

REGIÃO EM ALERTA

INMET emite avisos de tempestade com risco de granizo e ventos fortes para Andradas

Alertas apontam possibilidade de alagamentos, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica

Publicado em 22/05/2026 às 14:15
Atualizado em

Conforme o Inmet, alertas têm vigência até a noite de sábado (Foto: Portal da Cidade)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de tempestade para esta sexta-feira, 22, até a manhã de domingo, 24 de maio, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo.

O primeiro aviso, classificado com grau de severidade de “Perigo Potencial”, segue até as 23h59 de sexta. A previsão indica chuva podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Já o segundo alerta, com grau de severidade “Perigo”, começa à 0h01 de sábado, 23, e permanece válido até as 9h de domingo, 24. Neste período, a previsão é de chuva de até 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo.

Segundo o INMET, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e pontos de alagamento.

O órgão orienta que, durante rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, aparelhos elétricos e o quadro geral de energia devem ser desligados.

Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp