Portal da Cidade Andradas

ENTRE OS MELHORES

Andradas tem 4 classificados no 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de MG

Cafés andradenses foram classificados entre 1.792 amostras concorrentes

Publicado em 05/11/2020 às 00:00
Atualizado em

Os 24 melhores do estado serão conhecidos no dia 9/12 (Foto: Agência Minas)

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) divulgou a lista dos classificados para a segunda etapa do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Andradas tem quatro produtores entres os classificados.

Este ano a competição recebeu 1.792 amostras concorrentes. O Sul de Minas registrou o maior número de participantes, com 785 amostras. Em seguida, vieram as regiões das Matas de Minas (713), Cerrado Mineiro (239) e Chapada de Minas (55).

Foram classificados 120 cafés na categoria Café Natural e 120 na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Todos receberam acima de 84 pontos (num total de 100), seguindo a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), que avalia aspectos como fragrância/aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura e outros.

Os produtores Andradas que se classificaram são Domingos Leone Neto, Ibraim Carlim da Rosa, José Antônio Stivanin e Luiz Paulo Vilas Boas.

Nova avaliação

Os produtores selecionados para a segunda etapa têm até 13/11 para entregar uma nova amostra do café nas unidades regionais da Emater-MG. A partir do dia 16/11, será feita outra análise física e sensorial por especialistas da área, no Campus Machado do IF Sul de Minas. Os 24 melhores produtos do estado serão conhecidos em um evento no dia 9/12, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte.

Serão premiados os três primeiros classificados em cada categoria, das quatros regiões produtoras. Também será anunciado como campeão estadual aquele que tiver a maior pontuação entre todos os concorrentes. O concurso vai destacar, ainda, o café com maior nota produzido por uma cafeicultora.

A lista dos classificados está disponível neste link.

Fonte:

Deixe seu comentário