Portal da Cidade Andradas

NA DISPUTA

Andradenses são classificados para Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas

Participam do concurso amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano

Publicado em 17/10/2019 às 21:30
Atualizado em

Campeões em duas categorias serão anunciados em dezembro (Foto: Agência Minas)

Foi divulgada a relação com os classificados para a 2ª etapa do 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Entre os classificados estão dois produtores de Andradas, que concorrem na categoria Café Natural.

Para a próxima etapa foram selecionados 52 produtores na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado e 99 na categoria Natural. Os cafés concorrentes passaram por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por dez classificadores e degustadores de café.

As amostras classificadas obtiveram o mínimo de 84 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Na 2ª etapa do concurso, os cafés passarão por uma nova análise sensorial.

ANDRADAS - Entre os produtores que seguem na disputa estão os andradenses Fábio Roberto Menegon e Domingos Leone Neto. Os dois foram classificados na categoria Café Natural.

Para participar da próxima fase, os produtores devem procurar os escritórios da Emater-MG, onde serão orientados pelos extensionistas da empresa sobre a entrega de novas amostras dos produtos concorrentes até 1º de novembro.

Para ver a lista com os classificados clique aqui.

CONCURSO - Participam do concurso amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem deve ser georreferenciada. A disputa tem duas categorias: Café Natural (em que o café recém-colhido é levado para secar) e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado (em que o café, após a lavagem, tem a separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros e passam por um descascador e seguem para secagem).

A participação é gratuita. O regulamento completo do concurso pode ser acessado no site www.emater.mg.gov.br. No encerramento, previsto para dezembro, serão anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, além dos primeiros colocados em cada região produtora.

Fonte:

Deixe seu comentário