Portal da Cidade Andradas

VITIVINICULTURA

Colheita de uvas Syrah em Andradas e região promete bons vinhos

Condições climáticas foram favoráveis e bebida deve ter qualidade superior

Publicado em 26/08/2021 às 10:00
Atualizado em

Uva se adaptou à técnica da dupla poda na região (Foto: Epamig/Portal da Cidade)

A uva Syrah, casta de uva tinta da família Vitis vinifera, está cada vez mais em alta no mercado de vinhos finos de Minas Gerais. O motivo? A uva se adequou muito bem à dupla poda, técnica adaptada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) que inverte o ciclo natural das videiras, feito que permite colheitas e produção de vinhos de inverno.

Neste ano, a colheita da uva Syrah em vinhedos em Andradas e região começou no início do mês de agosto. A safra de 2021 se destacou por ser a mais produtiva desde o plantio das videiras, em 2011. De acordo com o pesquisador da Epamig, Francisco Câmara, este ano o destaque vai para os excelentes índices de maturação tecnológica e fenólica.

O pesquisador conta que, em 2021, a safra de uvas Syrah da Epamig também se destaca em comparação aos últimos dois anos sem colheitas. O vinhedo da empresa foi afetado por condições climáticas responsáveis por aumentar o ataque de míldio na florada, o que levou a perda total da produção.

Para o empresário José Procópio, proprietário da vinícola Stella Valentino, a Syrah já pode ser considerada uma uva ícone do Sul de Minas. Ele conta que as uvas colhidas em sua propriedade em 2021 estão com muita qualidade. As expectativas são de bons vinhos para os próximos anos.


“Nós dividimos o vinhedo e colhemos metade para fazer vinhos Gran Reserva e outra metade para fazer vinhos jovens. As uvas estão espetaculares. A perspectiva é de vinhos muito bons. Colher uvas no inverno por meio da dupla poda é sinônimo de ótimas safras. Inclusive, algumas são super ótimas”, analisa José Procópio.

Um vinho Gran Reserva possui a categoria de qualidade superior. Segundo a legislação brasileira, para ser enquadrado nessa categoria, o vinho precisa estagiar por, pelo menos, doze meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado e comercializado.

Fonte:

Deixe seu comentário