Portal da Cidade Andradas

QUAL O MELHOR?

Emater-MG lança Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal de 2020

Queijos serão avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência

Postado em 21/10/2020 às 11:00 |

Inscrições já estão abertas e vão até o dia 6 novembro (Foto: Emater-MG)

A Emater-MG anunciou o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que este ano terá edição especial pelos 300 anos de Minas. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 6 novembro.

As fichas preenchidas devem ser entregues nos escritórios locais da Emater-MG, no município onde o queijo é produzido. O regulamento e a ficha de inscrição estão publicados no site da Emater-MG e podem ser acessados neste link.

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido todo ano pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização de queijarias.

Regulamento

A competição vai premiar os cinco primeiros colocados. Os queijos serão avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência, por um júri qualificado, formado estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área. Também haverá um prêmio do júri popular formado por jornalistas.

Podem se inscrever os produtores pertencentes a qualquer das tradicionais microrregiões produtoras e também os localizados em municípios fora das regiões caracterizadas, conforme permitido pela Lei 19.492 de 2011, desde que esteja legalizado junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Também estão aptos a participar do concurso os produtores legalizados junto ao Serviço de Inspeção Municipal e/ou Consórcio Regional de Inspeção, desde que o município onde está a propriedade faça parte de uma das sete regiões caracterizadas.

Por causa da pandemia, o julgamento e a solenidade de premiação deste ano terão restrição de público. A entrega dos prêmios será em Belo Horizonte no final de novembro.

Fonte:

Receba as notícias de Andradas no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário