Portal da Cidade Andradas

É BOM

EPAMIG destaca em série os benefícios do consumo de suco de uva

Vídeo produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais explica os tipos de sucos

Publicado em 05/10/2020 às 22:30
Atualizado em

Suco de uva é rico em minerais e compostos fenólicos (Foto: Pixabay)

O suco de uva é ofertado em diferentes formas: integral, concentrado, néctar. Mas, você sabe qual é melhor para o consumo e quais benefícios a bebida oferece para a saúde?

No vídeo desta semana da série Agrotecnologia no dia a dia, produzida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), a pesquisadora Renata Vieira da Mota fala sobre os testes com diferentes variedades de uva para sucos e sobre os benefícios do consumo para a saúde. Além disso, ensina a diferenciar o suco das demais bebidas que usam a uva na composição.


O suco de uva, assim como o vinho, é rico em minerais e compostos fenólicos, presentes na casca da fruta. Essas substâncias possuem ações cardio e neuroprotetoras e antioxidantes. Ao contrário de outras frutas, o preparo deste suco é complexo, para cada litro são necessários de 1,5kg a 1,7kg de uva, além de panelas especiais para o preparo. Por isso, o mais comum é adquirir a bebida pronta. Para aproveitar os benefícios é necessário consumir o suco integral, que é feito somente com uvas. “O néctar tem 50% de fruta e o restante de água e açúcar. Refrigerantes quase não têm a presença da fruta. Já o suco o concentrado tem boa parte da água natural da uva removida no processamento”, explica Renata.

A pesquisadora acrescenta que o suco integral diluído apresenta menores concentrações das propriedades benéficas. “O suco não perde as propriedades ao ser diluído, mas para ter o mesmo benefício será necessário consumir mais. Por exemplo, se em um copo de suco integral você iria consumir 50 mg de antocianina (substância antioxidante responsável pela cor da fruta), ao diluir você vai ingerir menos. Vale acrescentar, que o suco diluído é diferente do néctar que é produzido com menos fruta, tem adição de açúcar e, muitas vezes, adição de conservante no processamento”, completa.

Fonte:

Deixe seu comentário