Portal da Cidade Andradas

COM MORAL

EPAMIG passa a integrar Comissão Técnica Brasileira da Vinha e do Vinho

Grupo é responsável por adequar normas internacionais do setor aos interesses do setor vitivinícola nacional

Publicado em 02/03/2020 às 08:30
Atualizado em

EPAMIG foi responsável pela técnica da dupla poda implantada em Andradas (Foto: Epamig)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) passou a integrar a Comissão Técnica Brasileira da Vinha e do Vinho (CTBVV). O grupo é responsável por acompanhar as atividades da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e adequá-las aos interesses do setor vitivinícola nacional.

A EPAMIG compõe a Comissão por ser uma entidade pública de pesquisa científica e tecnologia com atuação ligada à atividade vitivinícola e representa um novo polo produtor. “A região Sudeste conta com diferentes formas de manejo da videira para obtenção de uvas destinadas a elaboração de vinhos, sendo a principal a técnica da dupla poda desenvolvida pela EPAMIG. Esses vinhos possuem características diferenciadas das demais regiões do Brasil e podem exigir uma defesa específica de seus interesses. A participação, agora oficial e ativa, na CTBVV favorece esse diálogo”, avalia a enóloga Isabela Peregrino, representante da Empresa na Comissão.

Além da técnica da dupla poda, implantada com sucesso em Andradas, por exemplo, a EPAMIG elaborou e tem difundido um pacote tecnológico para a produção de espumantes na Serra da Mantiqueira. A Vinícola Experimental da Empresa em Caldas (Sul de Minas) atua como incubadora para vitivinicultores iniciantes fornecendo suporte desde a escolha de cultivares e técnicas de manejo, até o armazenamento e envase da bebida.

No mês de fevereiro, a Comissão esteve reunida no Rio Grande do Sul e deliberou sobre novos métodos de análises para controle da qualidade do vinho, utilização de novos aditivos e coadjuvantes de produção e a proposta pela comissão brasileira para inclusão de métodos de análises para suco de uva no Codex da OIV. O Codex Enológico Internacional reúne a descrição dos principais produtos químicos, orgânicos ou gases utilizados na elaboração e na conservação dos vinhos.

A CTBVV reúne-se três vezes ao ano para debater as resoluções e as questões propostas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho, sistematizar e fornecer as informações técnico-científicas na área de vitivinicultura.

“A atuação na CTBVV permite que a EPAMIG esteja em contato direto com as novas resoluções e tecnologias científicas disponíveis no cultivo da videira e na elaboração do vinho e demais produtos derivados da uva e vinho”, acrescenta Isabela.

Com a novidade, Andradas poderá ser um dos locais beneficiados, já que os produtores locais estarão em contato direto com o que há de novo no setor. Na cidade, a produção de vinhos é centenária e atualmente são oito vinícolas ativas: Basso, Beloto, Bertoli/Nau Sem Rumo, Campino/Casa Geraldo, Muterle, Marcon, Stella Valentino e Villa Mosconi.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/3cmLxIP 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário