Portal da Cidade Andradas

VITIVINICULTURA

Especialistas comemoram a qualidade das uvas colhidas na safra de inverno

Uvas de 2020 alcançaram altos níveis em características importantes para produção de vinho

Publicado em 15/09/2020 às 00:00
Atualizado em

Condições climáticas foram essenciais para o resultado (Foto: Epamig)

Vitivinicultores comemoram a melhor safra em qualidade desde o início da produção dos vinhos finos de inverno. As uvas colhidas em 2020, alcançaram alto nível de sanidade, acúmulo de açúcares, equilíbrio de acidez e concentração de antocianinas e taninos, compostos responsáveis pela cor e estrutura do vinho.

As condições climáticas, que tanto têm afetado o desenvolvimento de outras culturas, foram essenciais para esse desempenho, como explica a enóloga Isabela Peregrino, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “O principal fator a contribuir para a qualidade especial da safra 2020 foi a longa estiagem deste inverno. Neste ano, a estiagem começou mais cedo, em abril, e seguiu firme por todos os meses até o final da safra, em setembro”.

Outra característica do inverno, que colaborou para a maior qualidade das uvas, foi a amplitude térmica. “Os meses de outono e inverno, além de bem secos, tiveram temperaturas noturnas bem baixas, o que foi determinante para a sanidade e, principalmente, para a qualidade das uvas”, avalia o presidente da Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno, Murillo de Albuquerque Regina. “Um período de maturação longo, com essas condições de dias ensolarados, noites frescas e solo seco é extremamente importante para a maturação plena das uvas, em especial, para a maturação fenólica da casca da uva para vinhos tintos. Resultando em bom teor alcóolico, boa acidez, intensidade da cor, boa estrutura e maciez dos taninos”, acrescenta.


Os resultados, segundo os especialistas, poderão ser sentidos em vinhos brancos e tintos que devem chegar ao mercado a partir do próximo ano.

Os vitivinicultores também demonstram satisfação com as uvas colhidas. No município de Andradas, o produtor José Procópio Stella, responsável pela Vinícola Stella Valentino, considera esta a melhor safra, em termos qualitativos, desde o início das colheitas em 2007. “A produtividade média foi mantida e a qualidade das uvas foi excelente, a melhor que já experimentamos”, revela o vitivinicultor, que, dentro de um ou dois anos, pretende inscrever os produtos em concursos de qualidade. Na propriedade, que também é destinada ao enoturismo, são produzidas as variedades Syrah, Tempranillo e Sauvignon Blanc.

Fonte:

Deixe seu comentário