Portal da Cidade Andradas

NOVIDADE

Ibitiúra de Minas passa a contar com escritório da Emater

Cerca de 250 agricultores familiares poderão ser atendidos pelo novo escritório local

Publicado em 24/08/2020 às 22:00
Atualizado em

Escritório está situado na Praça Abílio Pereira Caldas, 235 (Foto: Emater)

A cidade de Ibitiúra de Minas, no Sul do estado, tem agora o seu próprio escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A nova unidade da empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), foi inaugurada para atender a demanda da população local.

A iniciativa acabou coincidindo com uma hora difícil para produtores e agricultores locais, que tiveram prejuízos em variadas lavouras, entre elas, as de café, em decorrência de chuvas de granizo da última terça-feira (18 de agosto). Ibitiúra de Minas está entre os quatro municípios do Sul, atingidos. Cerca de 50% das suas áreas de cafezais foram castigadas.

“Alguns produtores possuem seguro agrícola. Esse produtor deve procurar o banco e comunicar o que ocorreu. E o banco fará o acionamento da empresa, para que possamos fazer os laudos necessários”, avisou o gerente regional da Emater-MG em Guaxupé, Willem de Araújo.

Segundo o gerente da regional, a atividade agrícola é de grande importância para o município, onde 95% dos produtores rurais se encaixam no perfil de agricultores familiares e as principais atividades são a cafeicultura, a cultura do milho e a bovinocultura de leite e derivados. Cerca de 250 agricultores familiares poderão ser atendidos pelo novo escritório local.

“Além de atender às questões de assistência técnica básica nestas culturas, a Emater-MG estará pronta para a elaboração de projetos de crédito rural; dar apoio a ações para agregar valor ao café, como o Certifica Minas Café e concursos de qualidade de café e de incentivar a melhoria genética do rebanho. Também poderá oferecer assistência no plantio de hortaliças, artesanato, meio ambiente e turismo rural”, pontuou o gerente da empresa pública de extensão rural.

O novo escritório, que está situado na Praça Abílio Pereira Caldas, 235, vai funcionar semanalmente nas terças e quintas-feiras. O novo escritório faz parte da área de abrangência da unidade regional de Guaxupé.

Fonte:

Deixe seu comentário