Portal da Cidade Andradas

AVANÇO

Prefeita de Andradas dá continuidade à adesão do CPGI ao SISBI-POA

Margot Pioli assinou documento considerado importante para a valorização dos produtores rurais

Publicado em 11/08/2022 às 15:00
Atualizado em

Adesão busca beneficiar produtores de Andradas e região (Foto: ACS Prefeitura de Andradas)

Na última semana, a prefeita de Andradas, Margot Pioli, cumpriu agenda de compromissos em Belo Horizonte, onde assinou o protocolo que dá continuidade ao processo de adesão do Consórcio Público de Gestão Integrada (CPGI) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Aninal, o Sisbi-POA.

Com esta assinatura, a Chefe do Executivo Andradense e Presidente do CPGI formalizou os compromissos pactuados no Projeto de Ampliação de Mercados e Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos Municipais (ConSIM), uma medida que amplia os mercados para esses produtos, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Com essa ação, estamos cumprindo mais uma importante etapa do nosso Plano de Governo, que é a valorização do produtor rural de Andradas. Trata-se de um projeto do Consórcio Público de Gestão Integrada (CPGI), do qual estou como presidente, e que trará avanços não só para o nosso município, mas para toda a região”, destaca Margot Pioli.

O ato realizado na capital mineira contempla a segunda fase do projeto com os consórcios que foram selecionados, qualificados e que irão receber orientação e capacitação para conseguir a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Sisbi-POA.

Este trabalho teve início em 2018, quando Margot Pioli esteve como Superintendente do CPGI e juntamente com a equipe técnica, deu início aos procedimentos que permitiram esse avanço.

O CPGI é composto pelas cidades de Andradas, Albertina, Bandeira do Sul, Caldas, Divisa Nova, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna e Santa Rita de Caldas.

Entenda o que é o SISBI-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O objetivo é reduzir a comercialização de produtos clandestinos de origem animal entre estados, propiciando o aumento do comércio formal de produtos, com crescimento das pequenas agroindústrias. Assim, elas poderão comercializar leite, carne, pescado, mel, ovos e derivados em todo o território nacional.

Com esse reconhecimento, ganha todo mundo. Isso gera mais credibilidade, amplia a comercialização dos produtos, resultando no crescimento e desenvolvimento do município.

Fonte:

Deixe seu comentário