Portal da Cidade Andradas

VITICULTURA

Produção de uvas no Brasil deve crescer 18,7% em relação a 2020

Estiagem combinada com grande amplitude térmica diária contribuem para o resultado

Publicado em 08/04/2021 às 02:00
Atualizado em

Estimativa da produção em março foi de 1,7 milhão de toneladas (Foto: Pixabay)

A produção de uvas estimada para 2021 alcançou um número significativo no Brasil. As informações são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nessa quinta-feira, 08, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE também destacou o aumento na produção de uvas com uma estimativa, em março, de 1,7 milhão de toneladas, crescendo 4,9% em relação ao mês anterior e 18,7% em relação a 2020, o que se deve ao bom rendimento das lavouras.

“As condições de estiagem, combinadas com grande amplitude térmica diária, de dias quentes e noites frias, ocorridas no final da primavera e início do verão, não anteciparam o ciclo e foram muito favoráveis para a quantidade e a qualidade enológica das uvas precoces. O consumo de vinho durante a pandemia de covid-19 cresceu bastante, reduzindo os estoques comercializáveis de uva.”, afirmou Barradas.

As principais responsáveis pelo crescimento foram Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia, que juntos respondem por 82,6% da produção nacional de uva.

Fonte:

Deixe seu comentário