Portal da Cidade Andradas

PARA SABER MAIS

Produção de vinhos espumantes é o tema de Informe Agropecuário da Epamig

Andradas faz parte de uma região que tem se destacado pela elevada qualidade da bebida

Publicado em 06/08/2020 às 02:00
Atualizado em

Publicação da EPAMIG completa 45 anos neste mês de agosto (Foto: Epamig)

O Informe Agropecuário, publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), completa 45 anos em agosto. Para marcar a data, a nova edição da revista, com o tema “Produção de vinhos espumantes na Serra da Mantiqueira”, já está disponível para assinantes e demais leitores.

A edição, coordenada pelos pesquisadores Isabela Peregrino e Francisco Mickael de Medeiros Câmara, reúne uma abordagem técnica do panorama da produção, manejo para implantação e condução do vinhedo, bem como processos de vinificação de espumantes. “A publicação é de enorme importância para os produtores, principalmente, por se tratar de uma região nova, sobre a qual não há muitas informações a respeito do comportamento da videira”, avalia Isabela.

Nos últimos 15 anos, o consumo e a produção de vinhos espumantes brasileiros aumentaram significativamente. Em Minas Gerais estima-se que a produção esteja, atualmente, em 50 mil litros/ano. A região da Serra da Mantiqueira tem-se destacado pela excepcional qualidade da bebida, elaborada com uvas colhidas com ótimos índices de maturação, demonstrando ter um excelente terroir. “Com o conjunto de informações reunidas nessa publicação, esperamos auxiliar essa nova cadeia produtiva, que tem um enorme potencial a ser explorado”, projeta Francisco Câmara.

A EPAMIG realiza no Campo Experimental de Caldas, no Sul de Minas, pesquisas para produção de vinhos e espumantes, com destaque para porta-enxertos, avaliação de cultivares e a técnica da dupla-poda. Além disso, fomenta o desenvolvimento vitivinícola por meio de cursos, palestras e prestação de serviço de vinificação.

Fonte:

Deixe seu comentário