Portal da Cidade Andradas

SOLUÇÕES

Administração Municipal anuncia ações para minimizar impacto da crise financeira

Prefeitura Municipal de Andradas vai adotar diversas medidas de economia em diferentes áreas

Publicado em 23/01/2019 às 00:17
Atualizado em

Dívida do estado com Andradas já ultrapassa os 14 milhões (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

O prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, anunciou em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira 23 de janeiro, uma série de medidas que serão adotadas em resposta à crise financeira ocasionada pela falta de repasses por parte do Governo Estadual.

Até o final de 2018 o valor da dívida do Estado com o Município de Andradas já ultrapassava 14 milhões de reais, permanecendo o atual Governo com os atrasos no repasse, que em poucos dias já se aproxima de 1,5 milhão.

O prefeito participou na última segunda-feira, 21, da Assembleia da AMM, Associação Mineira de Municípios. Na ocasião, por unanimidade, os prefeitos resolveram adiar o início das aulas na rede municipal para depois do carnaval, medida vista como necessária devido à falta de recursos para custeio de transporte escolar e demais despesas geradas pelo setor. Segundo Rodrigo Lopes, os alunos não serão prejudicados, uma vez que os 200 dias letivos previstos serão cumpridos.

Outra medida a ser tomada diz respeito ao transporte de estudantes, tanto da rede estadual como alunos das faculdades e ensino técnico. O serviço ficará suspenso até o início das aulas, ou seja, o transporte de estudantes seguirá o calendário municipal de ensino. As creches municipais terão seu funcionamento normal, sem nenhum tipo de paralisação.

Além disso, nos próximos 90 dias, a princípio, todos os eventos realizados pela Prefeitura Municipal serão cancelados. As comemorações do Aniversário de Andradas se limitarão a apenas a um Ato Cívico, sem nenhum evento adicional. Já o carnaval não será realizado.

A área da Saúde não sofrerá nenhuma alteração neste primeiro momento. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Transporte Interno realizará um levantamento de todas as obras que se encontram em andamento, ressaltando que, a princípio, nenhuma obra deverá ser paralisada, porém, nenhuma será iniciada neste período.

Um comitê foi formado para deliberar sobre as medidas que estão sendo tomadas e a futuras medidas. Este comitê se reunirá toda semana para analisar a crise e buscar possíveis soluções.

O prefeito informou ainda que, se mesmo com estas medidas a situação não venha a melhorar e o governo Estadual continue retendo os repasses que são direitos do município garantidos pela Constituição Federal, medidas mais extremas poderão ser tomadas, podendo ser decretado estado de emergência e até mesmo estado de calamidade financeira.

Fonte:

Deixe seu comentário