Portal da Cidade Andradas

É BOA

Análise da Funed aponta que água de Andradas é própria para o consumo humano

Água da cidade havia apresentado nível elevado de agrotóxico no início do ano

Publicado em 13/10/2019 às 23:30
Atualizado em

Qualidade da água andradense é considerada satisfatória (Foto: Pixabay)

Uma análise feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) apontou que a água de Andradas é própria para o consumo humano. Água da cidade havia apresentado nível elevado de agrotóxico no início do ano.

No mês de abril deste ano, um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde apontou contaminação por agrotóxico em diversos municípios de Minas Gerais, entre eles Andradas. A água da cidade teria a presença acima do permitido de “Aldrin”, um produto agrotóxico indicado para controle de insetos, como cupins, formigas, baratas entre outros.

Agora, nova análise feita pela Funed aponta que a água consumida no município está dentro dos parâmetros adequados para o consumo humano. O resultado chegou à administração municipal no último dia 10 de outubro e conclui que a água é considerada "satisfatória". Isto indica que a água consumida em Andradas não tem agrotóxico e está adequada para o consumo humano.

A Divisão de Vigilância em Saúde através da Vigilância Ambiental, havia solicitado esta análise em maio de 2019. As coletas foram feitas no dia 18 de setembro 2019 pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre e a água foi analisada para a presença de vários agrotóxicos.

De acordo com a gerente da Divisão de Vigilância em Saúde, Aparecida de Fátima Silva de Carvalho, “o laudo que acusou contaminação por Aldrin foi uma coleta que aconteceu em 2015. Todas as outras coletas feitas após esta, não mais deram essa alteração". Ela destaca ainda a alteração verificada pelo Ministério da Saúde não foi detectada na água bruta, que é a água antes de entrar na estação de tratamento, mas sim na água após ser tratada.

A Divisão de Vigilância em Saúde solicitou formalmente à Copasa informações sobre a contaminação da água, mas até o momento a empresa não se manifestou.

Fonte:

Deixe seu comentário