Portal da Cidade Andradas

PARABÉNS

ANDRADAS: 129 de emancipação e histórias

Cidade faz aniversário nessa sexta e o Portal da Cidade relembra fatos que construíram a rica história do município

Publicado em 21/02/2019 às 08:22
Atualizado em

Andradas iniciou sua vida sendo chamada de São Sebastião de Jaguari (Foto: Luan Teixeira)

Andradas completa 129 anos e emancipação político-administrativa nessa sexta-feira. A história que começou ainda em 1790 com a ocupação das terras onde hoje fica a cidade, é repleta de fatos que ajudaram a escrever os capítulos que conduziram o município a ser o que neste ano de 2019. Por isso, vale a pena conferir um pouco do que aconteceu desde a chegada dos primeiros habitantes até os dias atuais.


Serra do Caracol, responsável por um dos nomes da cidade (Wikipédia)


O INÍCIO - Em plena época da corrida pelo ouro no Brasil, chegaram ao "solo andradense" no final do século XVIII e começo do século XIX os primeiros habitantes. A ocupação propriamente dita foi feita por dois fazendeiros de Baependi: Felipe Mendes e o Guarda-Mor Antônio Rabelo de Carvalho, que chegaram em viagem de exploração e se fixaram nas margens do Córrego do Cipó. 

PRIMEIRO NOME - Hoje Andradas, a cidade teve como primeira denominação São Sebastião de Jaguari. O "batismo" veio com a lei provincial nº 1098, do dia 07 de outubro de 1860.

EVOLUÇÃO A "ANDRADAS" - Em 1º de setembro de 1888 a cidade foi elevada à categoria de vila, desmembrou-se de Caldas e passou a se chamar Caracol (em referência à serra presente no município). Caracol se constituiu em distrito sede em 22-02-1890 e se transformou em cidade apenas em 10 de setembro de 1925. A denominação atual veio somente em 20/09/1928, quando o município passou a chamar-se Andradas, em homenagem ao ex-governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. 


Imagem de Andradas nos anos 40 (Casa da Memória)


CRESCIMENTO - O aumento da população se deu em função da lavoura de café. As fazendas atraíram imigrantes, principalmente italianos que se somaram a espanhóis, gregos, libaneses, alemães, suecos e portugueses para constituir a população andradense. 

TERRA DO VINHO - Com a abolição da escravatura e a vinda de italianos para Andradas, muitos deles dedicados à viticultura, houve a consolidação da prática no município. Até meados da metade do século passado, cerca de 54 famílias produziam vinho em escala comercial e hoje, 7 famílias produzem a bebida conhecida em todo o país.

ECONOMIA - Com produção expressiva de vinhos, Andradas tem como principal produto comercial o café, que emprega cerca de 9 mil pessoas no período de colheita. A produção de rosas também é destaque, com cidade sendo a maior produtora em estufas do Brasil.

ANDRADAS PAULISTA? - Na década de 50 do século XX, diversas cidades, entre elas Andradas, tentaram ligar-se a São Paulo devido à proximidade, mas acabaram não tendo êxito.

A CIDADE EM NÚMEROS - Andradas tem uma área de cerca de 469 km². A população, segundo levantamento do IBGE, é de 40 706 habitantes, o que coloca a cidade como a 88ª maior do estado. A cidade possui 164 bairros - 103 bairros rurais e 61 urbanos - e dois distritos (Gramínea e Campestrinho).

O HINO - Em plena Festa do Vinho, em 1965, três jovens que já moravam longe de Andradas - Dr. Antônio Lisboa Duarte, Dr. José Carlos de Magalhães Teixeira e Daniel Magalhães - voltaram a sua terra para participar das festividades e, acompanhados de amigos compuseram um hino cantando as belezas, a generosidade do povo, as montanhas e os parreirais tão marcantes da antiga Caracol. Eis o resultado:

I

“Eu sinto uma saudade
Vou dizer de onde é
É da minha terrinha
Que bonita que ela é.
Fica entre montanhas
É banhada pelo sol
Hoje é Andradas
Antiga Caracol.

II

Oh, que maravilha!
Os teus verdes parreirais!
És a cidade joia
Da velha Minas Gerais!
Tuas praças são tão belas
Tua igreja é altaneira
És pétala de rosa
Aos pés da Mantiqueira.

III

Cidade toda em flor
Amor de tantos ninhos
Tua gente é tão boa
Oh, terra santa dos vinhos!
Teu céu é tão azul
Tão belo é teu luar
Quem te conhecer
Sempre há de te amar”.

Fonte:

Deixe seu comentário