Portal da Cidade Andradas

PARABÉNS

Andradas completa 131 anos de emancipação político-administrativa nessa segunda

A "cidade joia da velha Minas Gerais" começou sua história às margens do Córrego do Cipó

Publicado em 22/02/2021 às 08:00
Atualizado em

Cidade surgiu como São Sebastião de Jaguari em 1860 (Foto: Portal da Cidade)

Nesse 22 de fevereiro de 2021 Andradas completa 131 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, que surgiu como São Sebastião de Jaguari, em 1860, teve seu início às margens do Córrego do Cipó e tem na imigração, principalmente de italianos, a base de seu desenvolvimento.

Breve história

No final do século XVIII e início do século XIX chegaram os primeiros habitantes. Os pioneiros, os fazendeiros Felipe Mendes e o Guarda-Mor Antônio Rabelo de Carvalho, que se fixaram nas margens do Córrego do Cipó. Em 1860 veio o primeiro nome: São Sebastião de Jaguari. De lá pra cá, foi elevada à categoria de Vila em 1888, recebendo o nome de Caracol; passou a ser um distrito em 1890 e apenas em 10 de setembro de 1925 passou a ser uma cidade. A denominação atual veio somente em 20/09/1928, em homenagem ao ex-governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.

Mapa de Andradas em 1928

Desenvolvimento

O fim da escravidão no final do século XIX impulsionou o crescimento de Andradas. O café – produto forte na região desde essa época – exigia a contratação de mão de obra, principalmente de imigrantes. Alemães e italianos, principalmente, começaram a chegar e logo vieram também para Andradas. Os registros guardam nomes das primeiras famílias a chegarem: Guido, Athanazio, Venturelli, Baldassari, Benassi, Conti, Trielli, Lomgo (PONTES, 1996 : 128). Com a vinda dessa mão de obra e o consequente aumento da população, as fazendas prosperaram e viticultura se desenvolveu no município. Até meados do século passado, cerca de 54 famílias produziam vinho em escala comercial. Essa tradição perdura até os dias atuais com 7 famílias produzindo a bebida e fazendo da cidade a “Terra do Vinho”.

A cidade em números

Andradas tem uma área de cerca de 469 km². A população, segundo estimativa do IBGE, é de 41.396 habitantes, o que coloca a cidade como a 86ª maior do estado. O município possui atualmente dois distritos: Gramínea e Campestrinho.

Referida como a "cidade joia da velha Minas Gerais!" em seu hino (composto por Antônio Lisboa Duarte, José Carlos de Magalhães Teixeira e Daniel Magalhães em 1965), Andradas recebe a homenagem do Portal da Cidade pelos seus 131 anos de história.

Fonte:

Deixe seu comentário