Portal da Cidade Andradas

SIMBOLISMO

Andradas vai receber o monumento Marco da Paz

Projeto nasceu com italiano e lhe rendeu indicação ao Prêmio Nobel da Paz

Publicado em 24/08/2020 às 03:30
Atualizado em

Idealizador do Marco da Paz esteve em Andradas (Foto: Divulgação)

Andradas vai ser a primeira cidade de Minas Gerais a receber o monumento “Marco da Paz”. Italiano idealizador do projeto esteve na cidade, que deverá receber monumentos em duas localidades.

O responsável pelo projeto, o italiano Gaetano Brancati Luigi, de 83 anos, teve seus primeiros anos de vida durante a 2ª Guerra Mundial, quando nasceu nele o desejo de criar algo que incentivasse a paz, o que aconteceu décadas mais tarde com a criação do “Marco da Paz”, ideia que rendeu a ele a indicação para disputar o Prêmio Nobel da Paz.

Para conhecer a cidade em que será instalado o monumento por ele idealizado, Gaetano esteve em Andradas na última sexta-feira, 21. “Todas as cidades do mundo estão abraçando essa história para nos fortalecer e fazer realidade a cultura da paz no mundo. Este é o verdadeiro caminho, de valorizar o conteúdo, a missão que cada um tem neste mundo”, disse.

Com a autorização do idealizador (necessária para construção do monumento) a Prefeitura de Andradas pretende construir dois monumentos do “Marco da Paz”, um na região central e outro no Distrito de Campestrinho. 

A escolha pelo Distrito de Campestrinho tem uma explicação no simbolismo e na história: próximo ao Cruzeiro do distrito há um local em que é possível avistar Jacutinga. Nesse ponto, em 1932, uma pessoa teria avistado uma batalha da “Revolução de 32” e feito uma oração pedindo pela paz, que se estabeleceu nos dias seguintes.

O Marco da Paz

Foto: Marco da Paz da cidade de São Paulo

O Marco da Paz é um monumento idealizado por Gaetano Brancati Luigi e único no gênero. Ele lembra aos homens a necessidade da manutenção da paz e a promessa de um mundo melhor. O monumento foi criado em forma de um arco com uma pomba e um sino. A pomba representa a anunciação, o sino a música da paz dos anjos e o arco a vida.

Fonte:

Deixe seu comentário