Portal da Cidade Andradas

NÃO VEM

Após considerar Andradas como destino, Poços envia lixo para interior de SP

Novo sistema de destinação final do lixo já está em funcionamento desde o dia 1º

Publicado em 05/08/2022 às 15:00
Atualizado em

Lixo de Poços de Caldas irá para Casa Branca (Foto: ACS Prefeitura de Poços de Caldas)

Após considerar Andradas como um dos destinos de seus resíduos, a Prefeitura de Poços de Caldas definiu que o lixo não irá para a cidade vizinha, mas sim para Casa Branca, no interior paulista.

Desde o último dia 1º de agosto, todos os resíduos sólidos coletados em Poços estão sendo transportados para a cidade de Casa Branca, no interior de São Paulo. O transporte foi a solução encontrada para o depósito do lixo produzido no município. A coleta é realizada normalmente, pela empresa Liarth. Mas, ao invés de depositar os resíduos no aterro controlado, localizado na região sul da cidade, agora ele é levado para uma estação de transbordo, localizada próximo à divisa com Águas da Prata. Com isso, a área do aterro foi fechada e passará por inspeções ambientais periódicas.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Antônio Donizetti Albino, a solução encontrada para a destinação do lixo na cidade foi muito positiva e já é uma prática muito comum em diversas cidades pelo Brasil. “Com este transporte, não temos mais lixo exposto, a céu aberto, minimizando danos ambientais e ainda eliminando o problema dos catadores e de animais soltos no antigo aterro.”

O fim do aterro controlado na cidade também termina com uma pendência judicial junto ao Ministério Público que, em 2016, firmou um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), estabelecendo um prazo para que o município adequasse o aterro controlado da cidade. Em 2019, o prazo venceu, mas a cidade, depois de muitas tentativas, ainda não havia chegado a um consenso sobre o destino final do lixo. Desde então, a Prefeitura pagava uma multa diária de 500,00.

O Executivo chegou a procurar novas áreas para construção de novo aterro, e também considerou enviar o lixo até o aterro de Andradas, mas nenhuma das opções teve êxito. Então, optou-se pela solução da área de transbordo e enviar o lixo para outro município, o que foi feito por meio de licitação.

Fonte:

Deixe seu comentário