Portal da Cidade Andradas

PARA SABER MAIS

Censo 2022 começa nesta segunda-feira em todo o país

Prefeitura de Andradas divulgou dicas para população identificar os agentes

Publicado em 01/08/2022 às 10:00
Atualizado em

Coleta dos dados será realizada de agosto a outubro (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a cada 10 anos, o censo demográfico. Com dois anos de atraso por causa da pandemia de Covid-19, os mais de 183 mil recenseadores começam nesta segunda-feira, 1° de agosto, a colher informações para a 13ª edição do levantamento.

A coleta de dados será realizada nas zonas urbana e rural entre os meses de agosto a outubro de 2022. Esta é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população nos municípios brasileiros e para coleta de dados que ajudam na elaboração de políticas públicas.

Segurança

Todos os recenseadores do IBGE estão identificados com boné e colete, além do crachá de identificação. Dentro do crachá há um QR Code e o cidadão pode apontar a câmera do celular para esse código, para confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele é, de fato, servidor do instituto.

Questionários

O Censo 2022 terá dois tipos de questionários: ampliado e simplificado. O primeiro, também chamado de amostra, terá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a previsão de duração da entrevista é de 5 minutos.

O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

Já o ampliado investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Fonte:

Deixe seu comentário