Portal da Cidade Andradas

500 HECTARES

Corpo de Bombeiros divulga balanço final do incêndio na Serra do Caracol

Trabalhos para combater o incêndio no local duraram uma semana

Publicado em 21/09/2020 às 00:00
Atualizado em

Foram destruídos 5,02 quilômetros quadrados de vegetação (Foto: Corpo de Bombeiros)

O incêndio na Serra do Caracol, em Andradas, próximo ao Pico do Gavião, foi completamente debelado e, nessa segunda-feira, 21 de setembro, o Corpo de Bombeiros divulgou um balanço final das ações realizadas, que contabilizaram 502 hectares de vegetação destruída pelo fogo.

O incêndio teve início no dia 14 de setembro e foi extinto oficialmente às 11 horas de domingo, dia 20. A maior dificuldade encontrada pelos bombeiros militares foi a mata densa e o relevo íngreme.


“Diversas vezes o incêndio era incontrolável, pois ameaçava os próprios militares que estavam em combate. Para se ter uma noção, em alguns pontos demarcados, para deslocar 900 metros os militares gastavam cerca de 02h30”, publicou o Corpo de Bombeiros.

A Primeira Cia Independente de Poços de Caldas atuou todos os dias no incêndio, recebendo reforço da tropa especializada do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres do CBMMG. Ontem, foram cerca de 23 bombeiros militares empregados, com apoio de 20 voluntários da Prefeitura Municipal de Andradas. A chuva que voltou a cair na região também contribuiu para o final do incêndio.


Após levantamento pelo Corpo de Bombeiros, estima-se que a área queimada foi de 502 hectares, o equivalente a 5,02 quilômetros quadrados.

“Estamos enfrentando um período crítico, com aumento no número de queimadas. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias reforça que provocar incêndio florestal é crime ambiental, com pena de 2 a 4 anos de prisão. Tenha consciência!”, finalizou o Corpo de Bombeiros.

Fonte:

Deixe seu comentário