Portal da Cidade Andradas

SAIBA MAIS

Entenda o motivo do feriado nacional de 21 de Abril

Feriado foi estabelecido em 1965 em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira

Publicado em 21/04/2021 às 08:30
Atualizado em

Tiradentes foi morto em 21 de abril de 1792[ (Foto: Ilustração)

Nessa quarta-feira, 21 de abril, é feriado em todo o Brasil. Mas vocês sabem o motivo?

O dia 21 de Abril é feriado nacional desde 1965. O Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes, é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado mártir da Inconfidência Mineira.

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes nasceu no interior de Minas Gerais em 1746, e trabalhou como minerador, comerciante e alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar que atuava na Capitania de Minas Gerais, região importante para o país pela produção de ouro na época.

Nesse período, a população reclamava de altos impostos cobrados pela corte portuguesa – como o “quinto”, que cobrava 20% de todo o ouro extraído. Nesse cenário, em 1788, Visconde de Barbacena foi nomeado como governador para implantar a “derrama”, que cobrava impostos atrasados.

Isso gerou uma revolta em Minas Gerais e a elite mineira passou a conspirar contra a Coroa com o objetivo obter a Proclamação da República, eleições, formação de uma milícia, entre outras mudanças. O grupo de reunia de forma secreta e um motim jamais foi deflagrado.

Um dos integrantes do grupo, Tiradentes foi preso em maio de 1789. Seu processo durou dois anos e ele foi condenado à morte.

No dia 21 de abril de 1792, foi enforcado, decapitado e esquartejado em praça pública.

A história afirma que, antes de morrer, Tiradentes teria dito: “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal”.

Herói nacional

Apenas com a proclamação da República – ocorrida em 15 de novembro de 1889 – Tiradentes foi visto como símbolo dos ideais de independência e republicanismo. O feriado de Tiradentes foi estabelecido em 1965 pelo então presidente marechal Castelo Branco, que sancionou a Lei nº 4. 897.

Fonte:

Deixe seu comentário