Portal da Cidade Andradas

PRIMAVERA

Estação das flores começa oficialmente no hemisfério sul

Primavera tem previsão de chuvas um pouco abaixo da média para o Sul de Minas nesse ano

Publicado em 21/09/2020 às 22:31
Atualizado em

Primavera segue até o dia 21 de dezembro (Foto: Pixabay)

Teve início nessa terça-feira, 22 de setembro, a Primavera. A estação das flores passou a vigorar às 10h31 em todo o Hemisfério Sul e segue até o dia 21 de dezembro, quando chega o verão. Previsão para a estação é de chuvas um pouco abaixo da média para o Sul de Minas.

Durante a Primavera ocorre a mudança de orientação do eixo da Terra em relação ao Sol, o que dá início ao calor devido a invasão do ar quente da região equatorial nas latitudes mais altas que ainda estão sob a influência do ar frio proveniente do continente antártico.

Deste modo a Primavera é climaticamente marcada pela instabilidade atmosférica, o que favorece ocorrência a formação das tempestades, além de chuvas torrenciais e ocorrência de granizo.

Na primavera as noites tornam-se mais curtas e os dias mais longos, fato esse que afeta o ciclo de algumas plantas, provocando a floração, de acordo com a necessidade de água e de calor de cada espécie.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação terá chuvas dentro da média, ou pouco abaixo desta, para o Sul de Minas. Com relação às temperaturas, deve ficar dentro da média, ou pouco acima, em todo o Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário