Portal da Cidade Andradas

ATENÇÃO

Prefeitura de Andradas divulga cronograma de vacinação antirrábica 2018

Campanha começa dia 01 de setembro e vai até o dia 06 de outubro. A vacina é gratuita.

Publicado em 16/08/2018 às 01:20
Atualizado em

A vacina é gratuita e todos devem levar a carteirinha de cães a gatos (Foto: Ilustração/Pixabay)

Vai começar no início de setembro a campanha de vacinação contra a raiva. A Secretaria de Saúde e Ação Social em parceria com a Vigilância em Saúde Ambiental orienta e alerta para que todos os animais sejam vacinados. A vacina é gratuita e todos devem levar a carteirinha de cães a gatos.

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é  de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina.

Por ser uma doença grave é preciso muita atenção para não perder as datas de vacinação dos animais. Acompanhe o cronograma e fique atento as divulgações nos meios oficiais da Prefeitura Municipal.

A vacinação contra a raiva canina deve ser feita a partir apenas do quarto mês de vida do filhote. O reforço deve ser feito de um em um ano após a aplicação da primeira dose. Essa regra serve também para os gatos que podem contrair a raiva felina.

Confira o calendário:


Fonte:

Deixe seu comentário