Portal da Cidade Andradas

14 ENCONTROS

10º Seminário da Imigração italiana em Minas Gerais será on-line

Evento acontecerá de 06 a 10 de outubro ao vivo no Youtube e as inscrições são gratuitas

Publicado em 27/09/2020 às 22:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Com o tema “A influência italiana no Desenvolvimento, na Cultura e nos Esportes em Minas Gerais”, a 10ª edição do Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais apresentará estudos referentes à relação Itália-Minas em diferentes áreas do conhecimento.

Nas mesas internacionais, o evento terá a participação de representantes de instituições governamentais e entidades da Itália e do Brasil, além de professores universitários dos dois países.

No total serão 14 encontros, com a participação de 62 palestrantes, entre mediadores das mesas, apresentadores de trabalhos, e convidados italianos e brasileiros, durante cinco dias, de 06 a 10 de outubro, ao vivo no canal youtube do evento: Seminário Imigração Italiana MG.

As pesquisas selecionadas abrangem praticamente todas as regiões do estado e contemplam campos variados como o da história, estudos migratórios, arquitetura, fotografia, literatura, cultura alimentar, educação, esporte. E estarão presentes também histórias biográficas, memórias e trajetórias familiares, bem como a genealogia e a questão dos direitos dos imigrantes em terras estrangeiras.

A mesa internacional de abertura, no dia 06 de outubro, terça-feira às 9h30, com o tema “A Itália no Mundo e em Minas Gerais”, terá a participação do Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, da Vice-Ministra italiana das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI) Marina Sereni e do Secretário-geral do Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE), Michele Schiavone. Eles falarão das atribuições e atividades do “Sistema Itália” e a respeito da representação dos italianos no exterior que, hoje, chegam a ser mais de seis milhões (10% da população italiana). O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira também participará desta mesa, representando o Governo do Estado.

As outras sessões internacionais, no primeiro e no último dia do seminário, apresentarão o "Made in Italy", retratando experiências de sucesso para o desenvolvimento local sustentável, baseado na pequena e média empresa, na agricultura familiar e no agriturismo.

Haverá também uma sessão dedicada à colaboração artística envolvendo o grupo de teatro mineiro Teatro da Pedra, o professor da UFMG Ernani Maletta e a artista italiana Francesca della Monica.

“Vivere all’italiana”, promoção da cultura italiana e enogastronomia serão abordados na mesa internacional de encerramento, respectivamente pelo Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese; pelo Diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Michele Gialdroni, e pelo professor de Antropologia dos Patrimônios Culturais e Gastronômicos na Università Tor Vergata de Roma (Itália), Ernesto di Renzo, sábado 10/10 às 15 horas.

Haverá tradução simultânea e transmissão em dois canais: italiano e português, bem como tradução em libras.

Embora não seja estritamente acadêmico, o evento é uma atividade de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Juiz de Fora promovido em parceria com a Associação Ponte entre Culturas e o Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) – CGIE.

O Seminário conta com o patrocínio institucional do Consulado da Itália em Belo Horizonte, com o apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), do Istituto Italiano di Cultura San Paolo e de um grande número de parceiros, integrando uma rede que abrange instituições de ensino, empresas, associações de categoria e entidades culturais italianas, italo-mineiras e brasileiras.

A logomarca do evento é uma criação do artista plástico italiano, radicado no Brasil, Guido Boletti, em homenagem ao jornalista, escritor e poeta Gianni Rodari, no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento. Celebrando o universo criativo e a liberdade expressiva de sua obra, o 10º Seminário deseja lembrar um dos mais importantes autores italianos de literatura infanto-juvenil e poeta do século XX.

O evento é dirigido a todos os interessados em cultura italiana, patrimônio cultural, história, genealogia, turismo das origens, bem como no intercâmbio Minas – Itália, nos mais diversos âmbitos, e a todos os italianos natos ou descendentes que desejam entender e participar mais dos processos de representação e cidadania ativa.

A participação é pública e as inscrições são gratuitas através da Sympla, com emissão de certificados.

Veja a programação completa: https://bit.ly/3cEHLLE. Mais informações no site ponteentreculturas.com.br/seminario2020.

Fonte:

Deixe seu comentário