Portal da Cidade Andradas

FESTA

Andradas celebra o Dia da Consciência Negra

Diversas atrações envolvendo a cultura afro marcaram as comemorações na cidade

Publicado em 21/11/2018 às 01:32
Atualizado em

Capoeira, patrimônio da cidade, teve espaço na comemoração (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

Andradas recebeu na terça-feira, 20, uma série de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Apresentações aconteceram na Praça Dr. Edmundo Venturelli, sob a organização da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura.

O evento teve início com uma palestra do Historiador Ricardo Souza, sobre o contexto histórico da data 20 de novembro, bem como, a história da escravidão no Brasil, em Minas Gerais e em Andradas.

Na sequência o Mestre Thiago comandou a apresentação do grupo de Capoeira, que é considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, além de patrimônio nacional e local.

O evento foi finalizado com um sarau de poesias apresentado pelo Coletivo Caracol e aberto à participação de todos.


Um ponto alto das comemorações ficou por conta da participação da estudante Ingrid Vitória Nunes, da Escola Estadual Cel. João Mosconi, que apresentou uma manifestação através de rimas que emocionou grande parte do público presente.

Durante o evento também foi realizada exposição de desenhos e feira de artesanato.

HISTÓRICO: Desde 2003, no dia 20 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra, esta data foi definida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Em nosso município a data é comemorada desde 2016.

Fonte:

Deixe seu comentário