Portal da Cidade Andradas

OFICINAS

Associação de Poços é contemplada pelo Fundo Estadual de Cultura

Recursos serão utilizados para a organização de evento realizado em Homenagem a Zumbi e Dandara de Palmares

Publicado em 06/08/2019 às 23:02
Atualizado em

Projeto busca a valorização da cultura negra (Foto: Divulgação)

A Associação Candeias de Capoeira Poços de Caldas foi contemplada através da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais pelo edital do Fundo Estadual de Cultura do ano de 2017. Os recursos do fundo serão utilizados para a organização do tradicional evento realizado em novembro em Homenagem a Zumbi e Dandara de Palmares.

Como parte do cronograma de atividades, estão sendo realizados ensaios abertos de danças afro-brasileiras que incluem capoeira, maracatu e dança de rua. O projeto Zumbimba coordenado por Antônio Carlos Batista, o Mestre Carlão da Capoeira, possui atividades que objetivam a democratização de acesso à cultura, a garantia do pleno direito de exercício cultura e especialmente a valorização e reconhecimento da cultura negra.

No último sábado (03), o projeto da associação teve sua primeira atividade de oficinas abertas com incentivo do Fundo Estadual com realização dos ensaios de pré-produção. As ações realizadas gratuitamente e com participação da população foram as três oficinas de danças afro-brasileiras (capoeira, maracatu e dança de rua) oferecidas pelo Projeto Zumbimba. O evento aconteceu desde às 08 horas da manhã na sede da associação no bairro Vila Rica. O endereço para visitação e instruções sobre as oficinas é: R. Galileu José Magi, 290, chácara Santa Bárbara, no alto do Vila Rica. O intuito da instituição é manter a frequência de eventos abertos para ocupação do espaço cultural pela população do bairro Vila Rica.

A Associação Candeias de Capoeira Poços de Caldas desenvolve há mais de 20 anos projetos no município centrados na cultura afro-brasileira. As oficinas de danças afro do Projeto Zumbimba já formaram milhares de jovens, tanto como mestres como cidadãos conscientes destes elementos culturais de identidade e resistência.

Fonte:

Deixe seu comentário