Portal da Cidade Andradas

ARTE

Cia Mundano vai representar o Brasil em festival internacional

Grupo de Poços de Caldas estará no Festival Internacional Círculo Escénico da Venezuela

Publicado em 26/10/2020 às 02:00
Atualizado em

Cia Mundano tem apostado nas ferramentas digitais (Foto: Divulgação)

Em tempos de pandemia o teatro perdeu grande parte do seu espaço junto ao público. Diante disso, a Cia Mundano, de Poços de Caldas, tem utilizado as ferramentas digitais para promover uma aproximação. Como reflexo disso, vai representar o Brasil no Festival Internacional Círculo Escénico da Venezuela.

Lizzy Cantagessi, coordenadora do grupo, conheceu o festival venezuelano em 2019 e, em 2020, com edição adaptada para o formato digital e as peças apresentadas como podcasts, no estilo rádio novela, promoveu a inscrição no Círculo Escénico.

O festival acontece de 10 a 31 de Outubro de 2020 em dois eixos: um de formação, com a participação de gestores, diretores e professores de artes cênicas latino-americanos; e outro em que serão ouvidas as peças de 15 países, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

“É uma honra poder participar e representar o Brasil em um festival internacional de prestígio, em um lugar onde a arte é tão respeitada. O formato caiu como uma luva, pois as novelas de rádio são deliciosas de se ouvir e tenho certeza de que o público vai se divertir com o podcast do festival. O espanhol é minha língua favorita e poder realizar um trabalho todo nesse idioma é uma responsabilidade e um deleite, um verdadeiro sonho que estamos realizando”, conta Lizzy.

Uma exigência do festival é que os textos fossem em língua espanhola para melhor compreensão do público alvo. A Cia Mundano escolheu um conto de Machado de Assis chamado “A Cartomante”, que foi traduzido para o idioma.

O Festival Círculo Escénico busca resgatar o formato Radio Novela numa tentativa de manter, com os seguidores desse evento cultural, sua relação a pesar dos momentos de pandemia que vive o mundo, e propõe uma forma diferente de desfrutar do festival que tradicionalmente é realizado em formato de teatro circular.

No elenco estão Juliane Gaspar, Osiris Ferrera, Luciano Pedrilio, Lizzy Cantagessi, Leandra Faria, Pedro Ernesto, Beatriz Faria, Pâmela Oliveira Moraes, Luiz Felipe, Lucas Carvalho, Stefano Gaspar, Jadilson "Dil Zastre" Lima, Isis Lene e Lari Lisboa. A edição é de Pedro Ernesto, colaboração de Lukas Patrick, Lari Lisboa y Leonisia Faria e a direção é de Priscila Lizzy Cantagessi e Pedro Ernesto.

A programação pode ser acompanhada pelo site www.plateacaracas.com, onde encontram-se os releases de todas as companhias participantes e conhecer a história do festival, bem como ouvir direto pela plataforma Spotify. A obra da cia Mundano estreia dia 29 de outubro, as 18 horas, pelo horário de Brasília.

Fonte:

Deixe seu comentário