Portal da Cidade Andradas

CINEMA

Com ações ampliadas, Festcine começa nesta sexta-feira em Poços de Caldas

Evento conta com mostra competitiva, estudantil, palestras, bate-papos e apresentações musicais gratuitas

Publicado em 07/11/2019 às 23:30
Atualizado em

Expectativa é receber pelo menos 1,5 mil pessoas (Foto: Divulgação)

Com a expectativa de receber pelo menos 1,5 mil pessoas, a 5ª edição do Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, o Festcine, começa nesta sexta-feira (8) e vai até a próxima quarta-feira (13), desta vez no Hotel Floresta, com entrada gratuita. A abertura está marcada para às 19h terá apresentação da orquestra Quinteto Gravy Brass. Na sequência tem início a mostra competitiva com exibição dos filmes de ficção.

A grade do encontro foi ampliada e o encontro neste ano conta com palestras, mostras competitivas, premiações, apresentações musicais, além da novidade: um festival estudantil com filmes de até cinco minutos, feitos com tecnologia móvel.

Para o organizador da mostra, Bruno Benetti, uma das marcas do evento é fortalecer o networking no mercado audiovisual no Sul de Minas. “O evento tem crescido e neste ano ampliamos também o número de dias da mostra, incluímos o festival estudantil e queremos proporcionar um espaço de troca de conhecimentos entre produtores, diretores e também o público do audiovisual na região”, destacou Benetti.

Programação - A sexta-feira marca o início festivo da mostra. No sábado, a partir das 15h, o evento conta com mostra competitiva de documentários, às 17h há a exibição do filme “Meia-noite na floresta”, seguido de bate-papo. Às 18h, o cineasta Fernando Assis faz uma palestra sobre “Travel Movie”. Na sequência, Victor Alencar fala sobre “Direção de fotografia, arte e cênica”. Mais tarde, às 20h, Ariene Ferreira fala sobre “Produção Executiva em Foco”. Às 21h, Sabrina Duarte faz uma palestra sobre “Videoclipes e seus fragmentos”. Às 22h ocorre o encerramento com um Luau no Hotel Floresta.

Já no domingo (10), o Festcine tem início às 16h, com anúncio dos filme vencedores, e exibição do filme “Ter ou não ter: eis a pressão”, seguido de bate-papo. Das 19h às 20h, ocorre a mostra não competitiva.

Outra novidade deste ano é que o Festcine vai realizar atividades em outros espaços. Na segunda-feira (11), o cineasta China Trindad faz uma palestra às 10h na Escola Estadual David Campista, falando sobre “É possível viver de audiovisual dentro da música?”. Em seguida, às 14h, ocorre a mostra dos filmes vencedores da mostra estudantil.

Convidados - Entre as presenças confirmadas podem ser destacadas a do diretor de fotografia Victor Alencar, que já trabalhou com artistas como Pitty, Trago e Cláudia Leite, bem como a diretora Sabrina Duarte, que já trabalhou com empresas como Natura, Vogue e a artista Liniker e os Caramelows.

Sobre o Festcine - O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015 e é realizado pelo Instituto Benetti e pela Alterea Filmes. Em cinco anos o Festcine já recebeu cerca de 1 mil filmes para exibição e um público de quase 5 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é receber pelo menos 1 mil pessoas durante os três dias de evento.

Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras. O festival também já recebeu atores e cineastas como Letícia Colin, Nalini Narayan, Natali Pazete, Lucas Gama, Fernando Mendonça, Euler Santi, Gastão Coimbra, Carlos Primati, Luiz Fernando Alvez Pinto, entre outros.

Serviço: A programação é gratuita e pode ser acessada no site www.festcine.com.br.

Fonte:

Deixe seu comentário