Portal da Cidade Andradas

PROJETO

Composição Ferroviária comemora 25 eventos com edição especial noturna em Poços

Apresentação comemorativa com o Grupo Tarancón acontece na antiga estação da Fepasa

Publicado em 08/05/2019 às 05:01
Atualizado em

Grupo Tarancón apresenta o ritmo latino ao público (Foto: Divulgação)

Dia 11 de maio, sábado, será o marco de 25 edições do projeto Composição Ferroviária, o que merece a comemoração em edição especial . A edição histórica será noturna, com o Grupo Tarancón.

Foram 25 edições totalmente gratuitas dedicadas ao resgate e formação de novas plateias para a Música Popular Brasileira. Grandes e tradicionais estrelas como Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Kleiton e Kledir, Leny Andrade brilharam no projeto, como também os talentos da nova MPB, Renato Braz, Ceumar e Simone Guimarães, entre outros, sempre com shows de abertura de talentos da nossa região. Duas edições instrumentais ainda mostraram o que a gente já sabe: o Brasil é diverso e talentoso, detentor de uma cultura musical primorosa.

Para fazer história na edição comemorativa, seus produtores escolheram o Grupo Tarancón, que une e mistura a música brasileira com a latino-americana, dos Andes ao Caribe, e ainda com influências africanas; inventou sua sonoridade e fez seu próprio caminho.

Com 44 anos de carreira e mais de 5 mil apresentações, o Tarancón é considerado o precursor da música latino-americana no Brasil. A mistura sonora unindo instrumentos originários dos Andes com a viola brasileira, violão e baixo acústico, mais flautas de origem amazônica, pífanos, kalimbas e queixadas recicladas de animais. Os shows são sinônimos de alta voltagem emocional e de público, pelo conteúdo das letras, mensagem, e a sua própria história, traduzindo em música sua liberdade. Boquita de Cereza, Tinku, Gracias A La Vida e Te Recuerdo Amanda são alguns dos clássicos de seu repertório em uma apresentação interativa com histórias, poesia, textos e o característico bom humor dos meninos.

O Tarancón dividiu espetáculos com Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, Almir Sater, MPB 4, Angel Parra, Marlui Miranda e outros. Um dos momentos de destaque em sua carreira foi a participação do Festival dos Festivais da Rede Globo em 1985 com a canção "Mira Ira", de Lula Barbosa e Vanderlei de Castro e defendida em conjunto com Lula, Miriam Miráh e Placa Luminosa - que venceu os prêmios de melhor arranjo e segundo lugar geral. Esta edição histórica reúne os fundadores originais do Grupo Tarancón - Emilio Nieto, Míriam Miràh e Jica Thomé.

Serviço

Edição Especial Noturna do Projeto Composição Ferroviária
Grupo Tarancón
11 MAI | Sábado | 20h30 | Antiga Estação Mogyana Fepasa
Entrada franca

Fonte:

Deixe seu comentário