Portal da Cidade Andradas

TRADIÇÃO

Encontro de Companhias de Reis tem data definida em Poços de Caldas

Evento resgata a Folia de Reis como manifestação cultural com a presença de 8 Companhias

Publicado em 26/12/2019 às 21:00
Atualizado em

Basílica Nossa Senhora da Saúde recebe as Companhias de Reis (Foto: ACS/Prefeitura de Poços de Caldas)

No dia 4 de janeiro, sábado, a partir das 13h, a Basílica Nossa Senhora da Saúde recebe mais um Encontro de Companhia de Reis, tradicional evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura que visa à valorização e à preservação da cultura popular do município.

Neste ano, oito Companhias de Reis participam do evento: Córrego D’Antas, Sul das Gerais, Benedito Luiz Costa, Brasil Esperança, José Vitor Silva, Comunidade Três Reis Santos, Bons Caminhos e Pedro Gomes.

Turistas e moradores estão convidados a prestigiar o encontro, que tem entrada aberta durante toda a tarde do sábado (4). Realizado sempre no início do mês de janeiro, próximo à comemoração do Dia de Santos Reis (06/01), o evento resgata a Folia de Reis como manifestação cultural, valorizando o patrimônio imaterial do município.

Cada companhia faz sua entrada pelo corredor central da Basílica, com a bandeira à frente, sendo saudada por fiéis, convidados e autoridades. O popular “bastião” ou palhaço é a figura de destaque nas folias. O cortejo de músicos saúda o nascimento do Menino Jesus. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar o recém-nascido. O canto prolongado ao final de cada estrofe é a marca registrada das apresentações que emocionam o público.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/35nBqzD 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário