Portal da Cidade Andradas

HISTÓRIA

Estudantes andradenses participam da 17ª Semana dos Museus

Jovens visitaram a Casa da Memória e conheceram um pouco da história de Andradas

Publicado em 17/05/2019 às 02:00
Atualizado em

Semana dos Museus acontece entre 13 e 19 de maio (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

Estudantes da Escola Municipal José Bonifácio participaram nos últimos dias da 17ª Semana dos Museus. Jovens visitaram a Casa da Memória e conheceram um pouco da história de Andradas. 

Participando da Semana dos Museus 2019, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Andradas tem desenvolvido uma série de trabalhos com os jovens da cidade. 

Entre 13 e 19 de maio, estão programadas visita de turmas das escolas “José Bonifácio”, do projeto Escola Integral “Vida Nova” e Escola Estadual “Daniel Ribeiro Mogi” à Casa da Memória, que abriga o Museu Municipal “João Moreira da Silva”. As visitas dos alunos têm o objetivo de reforçar a importância da história ligada aos patrimônios culturais presentes em Andradas.


Segundo o historiador andradense, Ricardo Luiz de Souza, a Escola Municipal José Bonifácio foi escolhida para participar do projeto, pois o prédio está passando por um processo de tombamento. Para ele, é necessário que os alunos criem um sentimento de preservação e proteção sobre os bens do patrimônio cultural.

"Conhecer a história da escola, é muito importante para os alunos de lá, principalmente as turmas de 5º ano, que já tem uma maturidade mais avançada para que comecem a entender a importância da preservação do patrimônio... a entender o que são os Museus [...] Enfim, conhecer a história do município como um todo.”

Inaugurado em agosto de 1995, o Museu João Moreira da Silva abriga grande parte da história, do desenvolvimento e do progresso de Andradas. Possui ainda um pequeno acervo histórico e cultural do país e da região. O local reúne ainds vários objetos, fotografias, cartazes e documentos relacionados ao evento mais tradicional da cidade, a Festa do Vinho, como por exemplo o vestido e a coroa usados pela primeira Rainha da Festa, Ana Maria de Oliveira.

Fonte:

Deixe seu comentário