Portal da Cidade Andradas

TRADIÇÃO

Festa do Boi Laranja acontece mais uma vez em Andradas

Distrito da Gramínea e bairro de São Pedro da Barra recebem a manifestação cultural

Publicado em 18/04/2019 às 02:49
Atualizado em

Manifestação popular tem mais de 70 anos em Andradas (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

A tradicional Festa do Boi Laranja será realizada mais uma vez em Andradas na madrugada de sexta-feira, 19. A partir da meia noite, o Distrito da Gramínea recebe a manifestação cultural que tem mais de 70 anos na cidade.

Tradição que vem sendo preservada em Andradas por agricultores, envolve toda a comunidades das duas localidades. Todos os anos, na sexta-feira Santa, à meia noite, animais confeccionados pelos participantes de forma artesanal saem pelas ruas para assustar os moradores.

São bois e mulas feitos com carcaças, cestas de bambu, madeira e sacos para embalar café que compõem os bonecos utilizados para perseguir os foliões. Apesar de uma festa, a brincadeira tem regras: é proibido perseguir espectadores que estiverem nas casas, no coreto, nos carros ou na escadaria da Igreja. Cabe ao envolvidos na brincadeira desviar dos bois com o máximo de destreza possível.

A festa de origem espanhola acontece no município desde 1945. Nesse ano, a manifestação acontece no dia 19, de meia noite às 2h, no Distrito da Gramínea; e no dia 20, das 20 às 22h, no bairro São Pedro da União.


Fonte:

Deixe seu comentário