Portal da Cidade Andradas

Livro que celebra a infância é lançado por jornalista andradense

Obra de Laís Barros Martins pretende resgatar a “porção de infância que ainda existe em nós”

Publicado em 26/11/2017 às 22:27

A jornalista Laís Barros Martins acaba de lançar o livro “A Infância dos Dias” (Editora Laranja Original), sua obra de estreia. O lançamento ocorreu em São Paulo, no dia 10 de novembro, e contou com noite de autógrafos na Livraria Zaccara.

No último sábado (25), outro evento parecido aconteceu em Andradas, terra natal da escritora, em um café localizado na Praça 22 de Fevereiro. Compareceram familiares, amigos e leitores que ansiavam por conhecer a obra. “Eu sabia que o evento poderia reunir bastante gente, mas foi surpreendente reunir tanta gente querida e amiga. A notícia que a fila estava grande não se alterava, parecia não ter mais fim. Foi uma alegria!”, disse a autora.

Colaboradora em diversos veículos de comunicação (Vida Simples, MdeMulher, Folha de S.Paulo, Bebê.com e Pais & Filhos), Laís nasceu em Andradas e sua família é toda daqui. “Em 2006 fui para Bauru (SP) onde me formei jornalista pela UNESP e depois fui para São Paulo fazer a pós-graduação (uma especialização em mídia, informação e cultura). No jornalismo normalmente a gente assina um nome e um sobrenome, mas eu optei por manter os dois sobrenomes porque é um pedacinho de cada um –, do meu pai e da minha mãe, e por isso assino o nome completo: Laís Barros Martins”, explica.

A autora conta que o objetivo de seu livro é resgatar a “porção de infância que ainda existe em nós”. “A infância é um espaço de afeto e a gente deveria prestar atenção nesta criança que ainda vive dentro da gente, no que ela diz, porque ela pede atenção o tempo todo. É urgente dar espaço para que ela se manifeste como uma forma de reviver o encantamento inicial”, afirma.

“A Infância dos Dias” traz 78 textos curtos, dos quais 15 haviam sido apresentados como Trabalho de Conclusão de Curso. “Não se trata só da infância que me pertence, mas também da de crianças que eu tentei alcançar para retratar histórias diversas. Procurei explorar formatos e linguagens diferentes, trazendo bastante diversidade para contar histórias que existem em mim, e que não existem. Costumo dizer que estas histórias são minhas, mas também de ninguém e de todo mundo ao mesmo tempo”.

O leitor menos atento pode ter a impressão de que a obra trata somente daquele universo infantil colorido, mágico e fantasioso. Ledo engano! A autora foi muito além do que se poderia esperar e procurou traduzir até mesmo páginas acinzentadas que muitas vezes marcam algumas destas vidas tão preciosas. “Tem histórias tristes, alegres, pesadas, leves, e como tem muito de ficção eu inventei estes textos todos para conseguir retratar infâncias que vão além da memória afetiva, de brincadeiras, de cores e sabores, trazendo histórias de outras crianças talvez menos felizes”, realça Laís.

O livro “A Infância dos Dias” pode ser adquirido no site da editora Laranja Original. Em Andradas a intenção é disponibilizar em breve a obra em pontos de vendas do comércio local (Papelândia e Minas Coffee Cafeteria).

Fonte:

Deixe seu comentário