Portal da Cidade Andradas

MP coloca Andradas em 638º lugar no estado no ranking de Transparência

Cidade apresentou números abaixo do que na avaliação do ano passado

Postado em 15/06/2016 às 15:59

Foto: Portal da Cidade Andradas (Foto: )

Andradas está na 638ª colocação entre os municípios mineiros no Ranking Nacional de Transparência divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF). A cidade alcançou pontuação 1,9 numa escala que vai até 10. Areado foi o destaque no Sul de Minas com a nota máxima.

Em relação à edição do ano passado, Andradas caiu. A cidade está na 638ª posição (ao lado de outras 18 cidades) entre 853 municípios avaliados no estado, indo de 2,1 para 1,9 na pontuação.

O Ministério Público avaliou se os sites de prefeituras e governos estaduais cumprem 14 obrigações de transparência previstas em Lei e dois itens considerados boas práticas.

Entre os itens avaliados estão a publicação na internet de todas as receitas e despesas, editais e resultados de licitações, e relatório de gestão orçamentária. Também foi checada a possibilidade de entrega de pedidos de informação de maneira presencial e pela internet.

Entre as boas práticas de transparência, a pesquisa avaliou se os sites publicam nomes e salários de servidores públicos e se divulgam despesas com diárias e passagens.

No Sul de Minas, Areado foi destaque alcançado 10 pontos (a cidade do país que mais subiu no ranking: de 0,8 para 10), seguida por Campo do Meio, com 8,7, e Divisa Nova, com 8,6.

Minas - Em Minas Gerais, a média de seus 853 municípios subiu de 7,80 para 9,20.

Brasil - O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31%. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.

Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.

Fonte: Portal da Cidade Andradas

Deixe seu comentário

Mais de portaldacidade.com