Portal da Cidade Andradas

Padroeiro: entenda a relação entre Andradas e São Sebastião

História tem início do ano de 1845 com a construção de uma capela

Publicado em 20/01/2021 às 08:00
Atualizado em

Dia 20 de janeiro é feriado na cidade em homenagem ao padroeiro (Foto: Paróquia São Sebastião)

Dia 20 de janeiro é feriado em Andradas em homenagem a seu padroeiro: São Sebastião. E a relação do município com o santo é antigo, remontando ao ano de 1845, quando uma capela foi construída onde seria erguida a cidade.

Em 1845, foi erguida uma capela que foi consagrada a São Sebastião no povoado de Samambaia. O local passou por várias mudanças de nome - São Sebastião do Pirapetinga, São Sebastião do Jaguari... - até se tornar Andradas.

A relação com santo chegou ao centro da cidade, com a construção da Igreja Matriz de São Sebastião. Nela está uma Imagem de São Sebastião datada no início do século passado e que foi tombada como bem móvel pelo município em 2007. Esta imagem passou por uma restauração e recebeu um altar para sua proteção e exposição ao público.

Saiba mais

Nascido na França, São Sebastião mudou-se para a Itália ainda pequeno. Considerado um mártir e santo cristão, foi morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano por professar e não renegar sua fé em Cristo. São Sebastião é representado pela imagem do momento de seu martírio, amarrado a uma árvore e atravessado por flechas. Ele é considerado o protetor da humanidade contra a fome, as guerras e as epidemias e padroeiro de diversas cidades brasileiras (entre elas Andradas), além de padroeiro dos atletas e militares. O dia de São Sebastião é celebrado em 20 de janeiro.

Fonte:

Deixe seu comentário