Portal da Cidade Andradas

CELEBRAÇÃO

Paróquias de Andradas se preparam para solenidade de Corpus Christi

Fiéis participarão de três missas e procissões nas zonas rural e urbana da cidade. Tapetes conterão alimentos e cobertores que posteriormente serão doados.

Publicado em 15/06/2022 às 11:10
Atualizado em

Tradicionais procissões terão início após as missas (Foto: Ilustração/Paróquia de São Sebastião)

Nesta quinta-feira (16), católicos de todo o país celebrarão o Dia de Corpus Christi (feriado nacional), tradicional pelas procissões onde o ‘Santíssimo Sacramento’ é levado pelas ruas das cidades.

Na data, é comum os fiéis montarem tapetes ricamente ornamentados com materiais que formam bonitos desenhos. Em alguns lugares (como Andradas), neste tapete também são colocados cobertores e alimentos não perecíveis que posteriormente são doados aos menos favorecidos.

De acordo com o Cônego Simão Cirineu, pároco da Paróquia de São Sebastião, o Dia de Corpus Christi existe para que a fé na presença real de Cristo na Eucaristia seja realçada. “A Eucaristia é o próprio Cristo, vivo e eterno, presente no pão do altar. Nós somos chamados nesta festa a manifestar publicamente nosso amor a Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento do altar”, realça o religioso, que conversou com o Portal da Cidade direto de Jerusalém, onde peregrina pela Terra Santa.

Em Andradas, três missas serão celebradas nesta quinta-feira: a primeira, no Distrito do Campestrinho, às 9h30; outra, na igreja matriz da Paróquia de São Sebastião, a partir das 15h; e a terceira na igreja matriz provisória da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, também a partir das 15h.

Após as missas, as tradicionais procissões terão início. No caso da Paróquia de São Sebastião, localizada no centro da cidade, os fiéis seguem em direção ao Bairro Alto Alegre e dali se dirigem ao Poliesportivo Risoleta Neves. Já os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida partem da Vila Leandro Previato em direção ao Jardim Rio Negro e, dali, seguem até a capela de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro da Sóvis. “Nossas comunidades, pastorais, movimentos, ministérios, o nosso povo está preparando um bonito tapete para que Jesus possa passar. Desde já agradecemos a todos que estão nos ajudando”, enfatiza o Padre Tiago Vilela, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Os responsáveis pelas paróquias de Andradas explicam ainda que aqueles que desejarem ainda podem doar cobertores e alimentos não perecíveis para serem colocados nos tapetes de Corpus Chirsti. Para isso, basta entregar as doações diretamente nos escritórios paroquiais, localizados na Praça Coronel Luiz Ventureli, nº 55 (escritório da Paróquia de São Sebastião) e Rua Doutor Asdrúbal Morais Andrade, nº 155 - Jardim Nova Andradas (escritório da Paróquia Nossa Senhora Aparecida).

Outra opção é deixar as doações nos próprios tapetes ou diretamente nas igrejas onde as missas serão celebradas. “Nessa procissão o nosso povo tem o gesto bonito e concreto de demonstrar amor a Jesus na Eucaristia partilhando algum alimento, partilhando um cobertor para aqueles que necessitam. Então, o mesmo Jesus que se faz presente no pão eucarístico é o mesmo Jesus que se faz presença na vida do irmão, da irmã, na sua vida e na minha vida”, conclui Cônego Simão, convidando a todos para participar deste momento solene da Igreja. “Eu retornarei para o Brasil e estarei presente para celebrar a festa com todos nesta quinta-feira”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário