Portal da Cidade Andradas

MEMÓRIAS

Prefeitura realiza exposição sobre a história do Carnaval em Andradas

Imagens de blocos e escolas de samba andradenses são exibidas no Paço Municipal

Publicado em 10/02/2021 às 08:00
Atualizado em

Exposição está aberta ao público das 12h às 18h (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

Os andradenses podem relembrar momentos que marcaram o Carnaval na cidade. Quem for ao Paço Municipal poderá conferir uma exposição com fotos temáticas da festa organizada pela Prefeitura.

A mostra conta um pouco da história e exibe imagens dos blocos e escolas de samba andradenses, como a Sambuteko, Unidos da Mantiqueira, Em Cima da Hora, Chuchu com Pimenta e Bat Lata.

A exposição está aberta ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, no Paço Municipal (Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro).

Um pouco da história (por Ricardo Souza)

Ao longo da história, as ruas de Andradas já foram embelezadas com diversas escolas de samba e blocos de carnaval, que espalharam magia, cor, alegria e folia pelas ruas da cidade, contagiando pessoas das mais variadas classes sociais, idades, religiões e etnias.

No começo da década de 1980, a Escola de Samba “Sambuteko” enriqueceu com cultura, encanto e alegria o carnaval de Andradas. O desfile começava às 21 horas e reunia expectadores de diversas cidades da região. Digno de nota era a grande qualidade poética do samba-enredo da agremiação, que enchia de alegria e furor todos os admiradores. Nesta mesma época, outra escola de samba extasiava a população: era a escola “Unidos da Mantiqueira”. Também na Praça Dr. Alcides Mosconi, a agremiação realizava seu desfile com muita cor, brilho e um samba-enredo envolvente. Estas duas escolas de samba marcaram época, pois usaram de muita criatividade nos desfiles, qualidade e sincronia nas baterias e um grande esmero na confecção das fantasias. Ambas permanecem no imaginário e na memória afetiva de muitos andradenses até os dias de hoje.

Falar de carnaval é falar de criatividade. E falando em criatividade, não podemos deixar de mencionar o nascimento da Escola de Samba “Bat Lata”. Seu surgimento remonta ao carnaval de 2002, quando um grupo de amigos que se reuniam em uma casa na Praça Dr. Alcides Mosconi, começaram a fazer “batuques” com baldes de plástico, latas e panelas. Logo, a ideia contagiou a todos. No outro ano, o bloco cresceu, organizou-se como escola de samba e abrilhantou a vida de inúmeros foliões andradenses.

No começo dos anos 2000, outro bloco contagiou com energia muitos carnavalescos andradenses: foi o bloco “Em Cima da Hora”. Este bloco foi bastante heterogêneo, pois congregava os mais diferentes públicos em sua composição. Para participar, o folião precisava adquirir a “camiseta” (abadá) do bloco. Feito isso, já tinha o passaporte carimbado para a folia. O “Em Cima da Hora” também se lançou como escola de samba, obtendo uma grande adesão em suas fileiras.

Em 2012, surge o bloco infanto-juvenil “Chuchu com Pimenta”, que foi idealizado por um grupo de professores andradenses. O bloco visa resgatar a festa popular que representa o carnaval em sua essência cultural de maneira saudável, divertida e familiar, fazendo a massiva inclusão de crianças e adolescentes em sua formação de desfile.

Fonte:

Deixe seu comentário