Portal da Cidade Andradas

RELIGIÃO

Saiba quem foi São Sebastião, padroeiro de Andradas

Integrante de exército, ele foi reconhecido por ajudar aos que estavam doentes e aos que precisavam

Publicado em 19/01/2020 às 21:00
Atualizado em

Feriado de 20 de janeiro é em homenagem a São Sebastião (Foto: Ilustração)

No dia 20 de janeiro Andradas comemora o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Nesse dia é feriado local, mas o que muitos não conhecem é a história desse santo católico que foi integrante de exército e reconhecido por ajudar aos que estavam doentes e aos que precisavam.

BIOGRAFIA - São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predileto do imperador Diocleciano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana. Converteu-se ao cristianismo e e fazia visitas frequentes aos cristãos presos que aguardavam para serem levados para o Coliseu, onde seriam devorados pelos leões ou mortos em lutas com os gladiadores. Com palavras de ânimo e consolo, fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo.

A fama de benfeitor dos cristãos se espalhou e Sebastião foi denunciado ao imperador. Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte. Seu corpo foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas atiradas por seus antigos companheiros, que o deixaram aparentemente morto. Resgatado por algumas mulheres lideradas pela cristã chamada Irene, foi levado sob seus cuidados e conseguiu se restabelecer. Ele continuou evangelizado e indiferente aos pedidos dos cristãos para não se expor, apresentou-se ao imperador insistindo para que acabasse com as perseguições e mortes aos cristãos. Ignorando os pedidos, desta vez, Diocleciano ordenou que o açoitassem até a morte, e depois seu corpo fosse jogado no esgoto público de Roma, para que não fosse venerado como mártir pelos cristãos. Era o ano 287 da Era Cristã.

Seu corpo foi recolhido e sepultado próximo às catacumbas dos apóstolos. No século IV, o imperador Constantino, que se converteu ao cristianismo, mandou construir, em sua homenagem, a Basílica de São Sebastião, perto do local do sepultamento, junto à Via Appia, para abrigar o corpo de São Sebastião. Seu culto iniciou-se nesse período.

Conta-se que nessa época Roma estava sendo assolada por uma terrível peste e que a partir do translado das relíquias de São Sebastião a epidemia desapareceu. A partir desta época, São Sebastião passou a ser venerado como santo padroeiro contra apeste, a fome e a guerra.


ANDRADAS - Em Andradas a imagem de São Sebastião fica localizada na Igreja Matriz e é patrimônio cultural do município. O tombamento aconteceu no ano de 2007 e recentemente a imagem passou por uma restauração.

Fonte:

Deixe seu comentário