Portal da Cidade Andradas

SAIBA MAIS

Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais abre inscrições para minicurso

Evento vai abordar o fim da escravidão, ciclo do café e a participação dos imigrantes no desenvolvimento de Minas

Publicado em 16/08/2019 às 02:00
Atualizado em

Minicurso sobre Imigração Italiana terá dois palestrantes (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Imigração Italiana, Fim da Escravidão e Ciclo do Café. Participação dos Imigrantes Italianos no Desenvolvimento de Minas Gerais”, uma iniciativa que integra a programação do IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, que acontece em Andradas no mês de setembro.

Ao todo serão oferecidas 60 vagas gratuitas para o minicurso, que acontece nos dias 28 de agosto e 04 e 11 de setembro, das 18h às 20h, na Associação de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Andradas.

Interessados devem se inscrever pelo e-mail seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com; pelos telefones (31) 99680-0109 (faça agora pelo WhatsApp) ou (35) 3731-2082; ou então através do site do evento.

Segundo a organização, "apesar de inicialmente ter sido idealizado como um curso de capacitação para professores, está aberto a qualquer interessado que deseje se inscrever, o que possibilita não só universalizar a iniciativa atingindo um público mais amplo, como também atender uma demanda local de Andradas, que possui grande parcela da população com forte identidade e ligação com suas origens italianas".

A ideia tornar acessível ao público em geral, conhecimentos produzidos academicamente sobre a Imigração Italiana no Brasil e em Minas, os quais muitas vezes ficam restritos a revistas, livros e comunicações, que circulam no meio fechado dos especialistas.

MINISTRANTES

Carlos Eduardo Rovaron. Doutor em História Econômica pelo Departamento de Pós-Graduação em História Econômica da USP. Professor da Escola Profissional Dom Bosco de Poços de Caldas-MG. Autor da pesquisa promovida pelo Circolo Italiano de Andradas, no âmbito do projeto “História da Imigração Italiana em Andradas e autor do livro homônimo a ser lançado em breve.

Domingos Giroletti. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutor em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (Inglaterra), Visiting Professor da Universidade de Padova.

PROGRAMA

O programa do Minicurso inclui temas como: "Contextualização Global da Imigração Italiana"; "Montagem da árvore genealógica familiar"; "Imigração Italiana no Brasil e em Minas Gerais"; e "Olhando o Fim da Escravidão, Ciclo do Café e Imigração a Partir da História Local de Andradas".

Fonte:

Deixe seu comentário