Portal da Cidade Andradas

TREINAMENTO

Andradas promove curso de fibras naturais

A iniciativa tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo local por meio da valorização do artesão.

Postado em 09/06/2021 às 14:20

(Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

Entre os dias 31 de maio a 04 de junho, Andradas foi o palco do Curso de Fibras Naturais, realizado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), contando com o apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, EMATER, COARTE (Cooperativa de Artesanato Tramas da Terra) e da AATA (Associação Andradense Tem de Tudo Artesanal).

O treinamento foi gratuito e contou com 10 participantes, que tiveram a oportunidade de aprender a técnica da produção de peças artesanais por meio do uso de fibras naturais de taboa e bananeira.

“O andradense é um povo empreendedor por natureza. Dessa forma, o papel da Administração Pública é fomentar e apoiar a prática empreendedora. E o nosso artesanato está incluso nessa proposta, valorizando os nossos recursos naturais e a nossa história”, salienta a Prefeita Margot Pioli.

Durante o curso, o Historiador Municipal, Ricardo Luiz de Souza, apresentou o “modo de se fazer artesanato em fibra de taboa”, como patrimônio imaterial da cidade de Andradas.

Um pouco mais da história do artesanato em Andradas

O Grupo Tramas da Terra teve início em 1999, quando os proprietários da Pousada dos Sauás perceberam a importância da geração de emprego e renda para os trabalhadores rurais no período de entressafra da cafeicultura.

“Os proprietários da Pousada do Sauás, a Prefeitura Municipal e a EMATER, buscaram mudar este paradigma por meio da realização de dois cursos de artesanato com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador, e a taboa foi a matéria-prima natural selecionada, por ser abundante na região, de fácil manuseio e rápida rebrota. Em 2001, o sucesso da iniciativa foi ainda maior por conta da comercialização com a empresa L‘OCCITANE do Brasil, parceria que durou mais de quinze anos e garantiu grande sustentabilidade para os 46 artesãos/cooperados” explica Nadia Taeko Oguino, uma das apoiadoras da COARTE.

Atualmente, a COARTE está em processo de reestruturação e conta com o apoio de vários segmentos. A meta da cooperativa é inovar a produção artesanal com fibras naturais locais, agregando com outras atividades artesanais para o desenvolvimento de peças com identidade da cultura local.

Fonte:

Receba as notícias de Andradas no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">