Portal da Cidade Andradas

ECONOMIA

Feiras de economia solidária incentivam geração de emprego e renda

Evento será realizado em todas as regiões de Minas Gerais. No Sul de Minas, feira acontece em abril.

Publicado em 12/01/2020 às 22:00
Atualizado em

16 feiras regionais serão realizadas até julho (Foto: Agência Minas)

Até julho deste ano serão realizadas 16 feiras regionais de Economia Popular Solidária (EPS) em Minas Gerais, beneficiando, no mínimo, 900 empreendimentos de todo o estado. A primeira das iniciativas ocorreu durante este fim de semana, no Jequitinhonha, e no Sul de Minas evento acontece em abril, em Poços de Caldas.

Esses espaços servem de estímulo a pequenos produtores, que conseguem ampliar ou garantir trabalho e renda com a exposição e comercialização de produtos das redes da economia solidária, como alimentos, confecção, produtos da agricultura familiar, além de itens de higiene e cosméticos.

Ao todo, estão sendo disponibilizados R$ 435 mil para a realização desses eventos, recursos direcionados por meio de termo de fomento por indicação da Comissão de Participação Popular (CPP) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A feira na região Sul de Minas acontece no dias 18 e 19 de abril, em Poços de Caldas.

Prioridade

A linha de ação prevê a estruturação e ampliação dos empreendimentos econômicos solidários, além de outras iniciativas de geração de renda e apoio aos empreendedores, como forma de possibilitar condições de produção e comercialização adequadas e sustentáveis. Além disso, busca garantir a autossuficiência dos empreendedores envolvidos, contribuindo para a superação da pobreza e consolidação de uma forma de produção coletiva e participativa.

Crescimento

A economia solidária tem crescido a cada ano no Brasil e, atualmente, Minas Gerais conta com 2.737 empreendimentos cadastrados. É um jeito diferente de consumir, produzir, vender, comprar e trocar. Dessa forma, a EPS compreende um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizados sob a forma de autogestão onde o foco da ação está no ser humano e em suas relações sociais e com o meio onde vive.

Confira as datas das feiras:




Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/39U3eOC 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário