Portal da Cidade Andradas

MISSÃO

Sicredi UniEstados traz lideranças mineiras ao RS para conhecer Sistema Sicredi

O grupo também conheceu a Rota do Cooperativismo, onde nasceu o cooperativismo de crédito, em Nova Petrópolis

Publicado em 29/09/2019 às 23:12
Atualizado em

Prefeito Rodrigo Lopes e vice estiveram presentes no evento (Foto: Sicredi UniEstados)

A Sicredi UniEstados, em parceria com o Sebrae Regional Sul de Minas Gerais, possibilitou a vinda de um grupo de 34 mineiros, entre eles empresário, prefeitos, secretários municipais, líderes de entidades de classe como CDL e associações comerciais, lideranças do setor do agronegócio e sindicatos rurais, para conhecerem o Sistema Sicredi, em Porto Alegre, e também a rota do cooperativismo, em Nova Petrópolis. Eles são oriundos de Poços de Caldas, Andradas, Jacutinga, Alfenas e Machado.

A viagem, que foi denominada I Missão ao Cooperativismo, foi realizada de 23 a 25 de setembro, e foi acompanhada pelo presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani; pelo diretor Executivo, Elisandro Marmentini; pelo gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento, Carlos Thys; pelo gerente Regional da Cooperativa em Minas, Jean Cezne e pelos gerentes das agências do Sicredi em Alfenas e Andradas, Adriano Zanin e Silvia Winter. 

A comitiva esteve no Centro Administrativo Sicredi (CAS), onde, além de conhecer o local, participou de uma palestra sobre cenário econômico brasileiro, com Pedro Lutz Ramos, e outra sobre o sistema de governança do Sicredi, com o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares. As lideranças também foram recebidas pela gerente da Fundação Sicredi, Cristiane Nogueira do Amaral, e acompanharam explanação sobre o Planejamento Estratégico do Sistema Sicredi, feita por Gustavo Rossi. Na Central Sicredi Sul/Sudeste foram recebidos pelo vice-presidente Márcio Port, que apresentou a estrutura completa da Central.

O grupo ainda esteve visitando o TecnoPuc, o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde visitaram a Plataforma Digital do Sicredi, e conheceram a conta digital do Sicredi - Woop. Em Porto Alegre, o grupo também visitou o Sebrae, onde conheceu os novos projetos voltados ao empreendedorismo.

No dia 25, o grupo fez o Roteiro do Cooperativismo, em Nova Petrópolis, com visita à localidade de Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito da América Latina, onde encontram-se mais de 10 símbolos do cooperativismo. Lá está o Memorial Padre Amstad, no prédio da Caixa Rural. O roteiro finalizou na Praça das Flores, onde está localizado o primeiro monumento ao Cooperativismo do Mundo. Em seguida, a comitiva se deslocou para Farroupilha para visitar a Sala do Empreendedor daquele município. 

Reconhecimento 

Foi uma experiência considerada pelos participantes muito gratificante e de grande conhecimento. Os integrantes deixaram o Rio Grande do Sul agradecidos e felizes com o que viram e as experiências vivenciadas.

Segundo o Diretor Executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Luis Marmentini, o objetivo da vinda das lideranças de Minas Gerais ao Estado foi para conhecer um pouco mais a realidade do cooperativismo de crédito e a história do cooperativismo da América Latina. Junto com o Sebrae, vivenciaram experiências novas nas áreas de gestão e desenvolvimento de empresas. Compreenderam melhor o que é o Sistema Sicredi e as novas tecnologias que estão chegando e como se dá o processo de governança dentro da cooperativa, além de conhecerem os programas Crescer e Pertencer.

Para o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, o resultado da visita foi positiva porque “conseguimos mostrar a nossa atuação, nossos programas sociais, como nos relacionamos com a comunidade, como a acolhemos e como ela nos acolhe, de forma simples e ativa”. De acordo com o presidente, os participantes entenderam a segurança que o Sistema Sicredi oferece e “a nossa vontade de empreender e desenvolver as comunidades onde atuamos, não somente na questão econômica, mas também social, de forma sustentável”, finaliza Parmeggiani.

Divisor de água

De acordo com o Gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi UniEstados em Minas Gerais, Jean Cezne, foram três dias intensos de visitas e conhecimento e essa experiência se tornou um divisor de águas com relação à visão sobre o cooperativismo. Ele relata que os participantes não imaginavam que iriam encontrar um sistema tão grande, com tamanha estrutura e tanta tecnologia. “Eles saíram do Rio Grande do Sul com o compromisso de expandir a filosofia do cooperativismo em seus municípios”, afirmou Jean. Segundo ele, essa foi a primeira missão de muitas que virão.

Fonte:

Deixe seu comentário