Portal da Cidade Andradas

SEM CRISE

Tire o planejamento do papel - Aprenda a administrar seu dinheiro

Veja três sugestões práticas para alcançar esse objetivo, mesmo em tempos de crise econômica

Publicado em 06/01/2022 às 12:45
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Testemunhas de Jeová)

Nesta época do ano, as pessoas costumam estabelecer novas metas. Muitas vezes, questões que envolvem dinheiro aparecem no topo da lista - se livrar de dívidas, fazer um curso, aprender a controlar os gastos.

Mas, para usar o dinheiro de forma consciente, não basta apenas ter a intenção. É necessário foco e disciplina, senão assim como as famosas promessas de fim de ano, seu desejo acabará ficando no papel.

Como é possível administrar bem seus recursos? Note essas sugestões práticas:

  1. Crie um orçamento
    Primeiro, anote quanto você espera receber no mês. Depois, relacione suas despesas atuais, mesmo que elas possam mudar com o tempo. É essencial colocar isso por escrito para ter um plano de controle dos gastos. Quando os resultados começarem a aparecer, você ficará mais motivado.
  2. Trabalhe em conjunto
    Converse com todos em casa sobre a situação. É mais fácil para a família apoiar as mudanças quando cada um é envolvido e participa nas decisões. O esforço coletivo para economizar e evitar desperdícios faz o dinheiro render mais.
  3. Decida o que é mais importante
    Compare quanto você ganha com quanto você gasta e identifique o que pode ser cortado ou reduzido para não ultrapassar seu orçamento. Muitos se surpreendem ao perceber que cedem à influência da propaganda e gastam mais com desejos do que com necessidades. Saiba diferenciar uma coisa da outra!

Essas e outras dicas sobre administrar despesas podem ser encontradas no site JW.ORG. O acesso é gratuito e não há necessidade de cadastro. Abaixo, algumas dessas matérias relacionados ao uso consciente do dinheiro.

Fonte:

Deixe seu comentário