Portal da Cidade Andradas

NOVIDADE

Andradas e Sicredi fecham parceria para beneficiar a educação no município

Programa "A União Faz a Vida" prega princípios da cooperação e da cidadania aos jovens

Publicado em 12/11/2019 às 05:00
Atualizado em

Programa contribui para a educação integral do jovens (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

No último final de semana Andradas e Sicredi fecharam uma importante parceria para a educação do município. Em cerimônia realizada na cidade, foram apresentados detalhes do projeto "A União Faz a Vida", que prega princípios da cooperação e da cidadania aos estudantes.

O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e contribui para a educação integral de crianças e adolescentes, com base nos princípios da cooperação e da cidadania. Todos seus detalhes foram apresentados no último sábado à equipe técnica da educação municipal de Andradas. A ideia do "A União Faz a Vida" é ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas.

Esta parceria será desenvolvida em Andradas com o apoio pedagógico do setor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS. As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa. Com a participação de educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e com a comunidade de aprendizagem, começa então a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.

“Com a aprovação desta parceria, iremos trazer um pouco da experiência exitosa do Rio Grande do Sul, temos certeza que a educação de Andradas é muito boa, queremos na verdade crescermos juntos com Andradas, e agradecer a comunidade por este voto de confiança” afirmou o Presidente do Sicred UniEstados, Adelar José Parmeggiani, sobre o projeto que será implantado o ano de 2020.

O programa "A União Faz a Vida" também promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica, apoiadores e pela comunidade.

De acordo com o palestrante e assessor pedagógico do programa, Marcos Schwingel, o objetivo é trabalhar o comportamento e, por consequência, gerar uma melhora no processo de ensino e aprendizagem. “O Projeto trabalha em cima de cinco valores: Respeito, Diálogo, Justiça, Empreendedorismo e Solidariedade. Trabalhamos isso, para gerar uma comunidade que se ajude mais, que contribua mais uns com os outros. Este movimento do Sicredi é um convite para que todos acreditem na educação cooperativa como o caminho para construção de um mundo melhor.” finalizou o assessor.

Fonte:

Deixe seu comentário