Portal da Cidade Andradas

EDUCAÇÃO

Ano letivo na rede pública estadual de MG terá início em 4 de março

Calendário escolar deve ser organizado de forma a garantir o mínimo de 200 dias letivos

Publicado em 22/12/2020 às 22:00
Atualizado em

Término do ano letivo está previsto para 17 de dezembro (Foto: Agência Minas)

Em 2021, o ano letivo nas escolas da rede pública estadual de ensino terá início no dia 4 de março. Além da data de início das aulas, também foram definidos os procedimentos de ensino, as diretrizes administrativas e pedagógicas para as escolas estaduais no próximo ano.

As escolas devem organizar suas atividades administrativas e pedagógicas fundamentais para o bom funcionamento do ano letivo de 2021. O calendário escolar deve ser organizado de forma a garantir o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino.

De acordo com o calendário escolar, de 1 de fevereiro a 2 de março será o período de férias escolares. No dia 3 de março tem início o ano escolar, ou seja, os profissionais da escola iniciam o trabalho de planejamento, reuniões e formação continuada. O 1º semestre letivo começa no dia 4 de março e o 2º semestre letivo no dia 3 de agosto. O término do ano letivo está previsto para 17 de dezembro.

Avaliação diagnóstica

O calendário escolar prevê que, logo no início das atividades escolares, os estudantes da rede estadual façam a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem. A aplicação da prova está prevista para o período de 15 a 26 de março. Já a primeira Avaliação Formativa da Aprendizagem será aplicada de 24 de maio a 3 de junho.

Datas tradicionalmente já previstas no calendário escolar também estão contempladas no documento. O período de 19 de junho a 26 de junho, por exemplo, será dedicado às atividades da "Semana Estadual de Prevenção às Drogas”. De 12 a 18 de agosto será realizada a "Semana Estadual das Juventudes". A “Semana de Educação para a Vida” será entre os dias 16 e 20 de novembro.

Fonte:

Deixe seu comentário