Portal da Cidade Andradas

DEU RESULTADO

Estudante andradense tirou 980 na redação do Enem e sonha em fazer Medicina

Nathália da Silva Cordeiro, de 19 anos, estudava online diariamente como preparação

Publicado em 10/02/2023 às 16:25
Atualizado em

Nathália criou uma rotina própria de estudos (Foto: Arquivo pessoal)

Uma estudante de Medicina! Esse é o sonho da andradense Nathália da Silva Cordeiro, de 19 anos, que tirou nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

O resultado da prova foi divulgado na quinta-feira, 09, de forma antecipada. Na edição 2022 do Enem, a estudante teve 980 na prova de redação, acima das estimativas para as médias nacionais, que são acima dos 560 pontos. Além disso, ela ainda calcula duas demais notas e espera ficar acima das médias estimadas de 510 pontos para Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

“Eu sou muito grata a todos os professores que me acompanharam nessa jornada, porque foi uma conquista muito importante pra mim. Eu nunca imaginei que minha nota fosse alcançar o 980 na correção, que é praticamente o mil. Fico muito feliz”, diz a jovem.

Para alcançar o bom resultado, Nathália conta que estudava diariamente com uma rotina própria como preparação para a prova. "Durante os meus dois anos de cursinho eu estudei online. Eu sempre priorizava usar exercícios também de outras plataformas e revisões por meio de simulados de redação e questões também", afirma sobre receita do bom desempenho. “Eu achei um jeito que me sentia melhor pra escrever e que deu resultado nas minhas notas que sempre aumentavam. Foi a confirmação de que todo meu esforço deu certo”, comemora.

Agora, a andradense vai utilizar a boa nota obtida para buscar o ingresso na universidade por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e realizar o sonho de estudar Medicina.

Para que serve o Enem?

Com a nota do Enem o estudante pode ter acesso a oportunidades em universidades públicas e particulares.

Um dos principais processos é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas de todo o país. Há também a possibilidade de conseguir bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e obter Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Participantes que não concluíram os estudos no período regulamentar podem fazer o Enem para obter a certificação do ensino médio.

Além disso, muitas universidades particulares reconhecidas pelo MEC também utilizam a nota do Enem para selecionar novos alunos via ingresso direto, sem exigir vestibular.

Fonte:

Deixe seu comentário